Notícia - NCST e FST participam da posse da nova diretoria do DIAP

Nesta quarta-feira (1°), representando o professor Oswaldo Augusto de Barros - presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e coordenador-nacional do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST) – o 1° vice-presidente da NCST, Moacyr Tesch, e o assessor jurídico do FST, Cristiano Meira, participaram da posse da nova diretoria do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), para o triênio 2022-2025.

Maria das Graças Costa, dirigente sindical da CUT nacional, é a primeira mulher a assumir o cargo na entidade. A presidenta Graça Costa - como é conhecida no meio político-sindical - afirmou que não poupará esforços para contribuir com que o órgão continue a desempenhar seu importante papel no Congresso Nacional.

Reconhecida por sua atuação marcante no movimento sindical, ela ainda prometeu enfrentar os desafios e a realidade complexa que o DIAP e as entidades sindicais estão enfrentando no cenário pós reforma trabalhista. “A situação está difícil para todo mundo. O diálogo entre as entidades será fundamental para as nossas conquistas. Vamos precisar de ajuda para defender o processo democrático interno/externo e a Constituição 1988. Eu sou esperançosa e acredito na força interior para o rompimento das dificuldades. A crise está muito forte. Mas precisamos renovar e contribuir com os que estão sofrendo mais do que nós”, disse Graça Costa. 

Eleições 2022

Em seu discurso de posse, Graça mencionou a novidade do DIAP para 2022. O órgão que sempre lança a radiografia do Congresso Nacional após as eleições, no ano que vem divulgará o perfil dos parlamentares antes do processo eleitoral. Segundo a presidenta, a iniciativa vai contribuir para que a sociedade saiba quem está contra a classe trabalhadora. “No ano de 2022 vai acontecer a eleição das nossas vidas. Foram tantos direitos retirados e ataques à classe trabalhadora, a democracia e a Constituição, que mudar o Congresso no próximo ano é uma questão de implantar o projeto que queremos para o nosso Brasil. O DIAP vai lançar a avaliação dos parlamentares para que a sociedade saiba usar o seu voto. Assim como fizemos em outras eleições importantes”, enfatizou.

A NCST e o FST parabenizam a presidenta eleita, que entra para história da entidade, e toda diretoria pela posse. Assim como deseja êxito em todas as suas atividades em reconhecimento do valor do DIAP para todos os trabalhadores do Brasil.


Fonte:  Imprensa NCST - por Leidiane Silveira - 03/12/2021


Comentários