Apesar de toda a dificuldade de começarmos a vacinação e do presidente ser contra a vacina, o brasileiro mostrou que é diferente e o país chega a 50% da população com o esquema vacinal completo.
O Brasil chegou a essa marca com as 651.053 segundas doses que foram registradas nesta quarta.
Vale lembrar que no início da vacinação o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que, segundo as informações que ele tinha, que nem 50% da população tomaria a vacina, mais uma vez ele errou.
Os Estados Unidos, um dos primeiros países a iniciarem a vacinação teve uma grande aceleração nos primeiros meses de 2021, com o tempo o ritmo diminuiu e só alcançaram os 50% em 15 de agosto e empacou e não avança como deveria.
Cuidados
Mesmo com os números que o Brasil tem conquistado com a vacinação, cautela ainda, pois a variante delta está circulando e pode acontecer de surgir uma nova variante.
“Não existe um número mágico para a imunidade de rebanho”, disse Denise Garret, epidemiologia e vice-presidente do Instituto Sabin. Ela continua: “Ao que tudo indica, o vírus está aqui para ficar. Como isso vai se desenrolar, vai variar muito de país para país.”
Exemplo é Israel que já estava flexibilizando até o uso de máscara e com o avanço da variante delta tiveram que recuar.