Para fortalecer a luta das mulheres pela ampliação de direitos e pela igualdade no mercado de trabalho, a coordenadora da Secretaria da Mulher e diretora do Sindicato dos Comerciários de Jundiaí e Região, Elisângela Borges (Lia), participou da Reunião do Comitê Mundial de Mulheres da Uni Global Union, realizada entre os dias 25 e 27 de março, na sede da Associação Bancária da Argentina, com lideranças sindicais femininas de mais de 20 nações. Lia estava acompanhada pela gestora de RH do Sindicato, Damaris Salviano.
Já no primeiro dia, foi realizada uma oficina sobre Saúde e Segurança no Trabalho, com foco na neurodiversidade. O evento também abordou os impactos da inteligência artificial (IA) sobre o trabalho das mulheres; os desafios impostos pela automação e a transformação digital; a importância de ambientes laborais mais inclusivos; e a implementação da meta de 40% de equilíbrio de gênero nas estruturas sindicais e mesas de negociação. Destaque para o programa de mentoria da UNI Mulheres e o lançamento do Manual de Negociação Coletiva com Perspectiva de Gênero, considerado uma ferramenta estratégica para fortalecer a atuação sindical no enfrentamento das desigualdades.
Lia
A delegação brasileira defendeu bandeiras históricas do movimento sindical no País, como o combate ao desmonte de direitos, a luta pelo fim da escala 6x1 e o enfrentamento à violência de gênero, como reforça a diretora Elisângela. “Coordenar uma pasta voltada para a mulher é um desafio que nos proporciona vivências como esta, de onde eu saio com a certeza de que nenhuma de nós está sozinha nessa luta, e as comerciárias de Jundiaí e Região podem contar com toda a nossa estrutura física e intelectual para defender seus direitos”.
Entre as lideranças sindicais mundiais presentes, estavam dirigentes da UGT, como a diretora da Central, Rosilânia Corrêa Lima, titular no Comitê Mundial de Mulheres da UNI Global; e de sindicatos filiados à Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo – Fecomerciários, presidida pelo deputado federal Luiz Carlos Motta, grande incentivador da participação das dirigentes sindicais em eventos com este, que geram impactos importantes para a promoção da igualdade no mundo do trabalho.