Notícia - Sincomerciários de Jundiaí fortalece a luta pelo fim da escala 6x1

Com o objetivo de informar e conscientizar os empregados no comércio sobre a luta sindical pelo fim da escala 6x1, o Sindicato dos Comerciários de Jundiaí e Região está distribuindo um boletim com informações atualizadas desse processo junto às esferas governamentais. O material foi todo produzido e impresso pela Federação dos Comerciários do Estado de SP – Fecomerciários, presidida pelo deputado federal Luiz Carlos Motta, um importante protagonista dessa mobilização no Congresso Nacional.

A diretora de Esportes e Lazer do Sindicato, Elisângela Borges acompanhou as equipes nas ruas do comércio de Jundiaí e ouviu a opinião de alguns trabalhadores sobre o tema. Para a comerciária Thaís, da Loja do Crochê, o fim da escala 6x1 representa mais tempo com os filhos pequenos, a família e o lazer. Já a empregada da loja Fikbella, Janaína, acredita que “seria uma forma de ter mais qualidade de vida”.

Associada ao Sindicato, a comerciária Marlene, da loja Timax, agradece ao movimento sindical pela luta em defesa dos trabalhadores, sobretudo ao presidente Motta, da Fecomerciários, que atua constantemente em Brasília por mais saúde para os comerciários, que, segundo ela, “hoje têm uma carga horária de trabalho muito sacrificante”.

A diretora acredita que o apoio demonstrado nas ruas deve refletir no êxito do movimento pelo fim da escala 6x1. “Conversando com os comerciários, percebemos que além de estarem informados e acompanhando os trâmites do projeto em Brasília, os trabalhadores acreditam que uma folga a mais na semana pode impulsionar seu desempenho no dia a dia, além de proporcionar a todos muito mais saúde e segurança”.

O boletim intitulado “Pelo fim da Escala 6x1” destaca: “menos horas trabalhadas significam mais saúde e mais dignidade!”. Disponível para download no site do Sindicato, em www.comerciario.org.br e no Portal da Fecomerciários, em www.portalfecomerciarios.org.br . 


Fonte:  Sindicato dos Comerciários de Jundiaí - 19/02/2026

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.