Notícia - "Valorização da Polícia Civil tem de ser real, não mero palanque político", critica Sindicato dos Delegados

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) defendeu, de forma contundente, a classe que representa, durante solenidade de posse de sua Diretoria para o triênio 2026/2029. No evento, realizado nessa segunda-feira (9/2), no Auditório “Franco Montoro”, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a presidente reeleita, delegada Jacqueline Valadares, reiterou a luta pela valorização real dos policiais civis, e “não mero palanque político”, em claro recado ao governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos).

Em campanha quase quatro anos atrás, com a Segurança Pública como bandeira, o republicano prometeu que a Polícia Civil paulista estaria entre os melhores salários do País. Não cumpriu o combinado e a classe policial teme, agora, que a promessa volte à campanha deste ano - Tarcísio tem se colocado como pré-candidato à reeleição ao Palácio dos Bandeirantes.

Neste cenário, ainda pesa o impedimento a governantes de conceder reajuste de salário a servidores públicos no período de 180 dias que antecede as eleições. O prazo começa a contar em abril, ou seja, daqui a dois meses, e não há o mais pálido sinal de que o republicano concederá aumento à Polícia Civil e a outras Forças de Segurança do Estado antes disso.

A presidente do Sindpesp destacou, durante seu discurso de posse, a perda aproximada de 1,2 mil policiais civis somente em 2025, entre exonerações a pedido, aposentadorias e outros motivos. A delegada lembrou, ainda, que, apesar de conquistas obtidas com a Constituição Federal de 1988, há uma série de direitos sonegados à instituição até os dias de hoje:

“Como se não bastassem os baixos vencimentos, ainda não temos pagamento de hora extra, adicional noturno, auxílio-saúde, e progressão de carreira com critérios objetivos - só para citar algumas das negligências. A luta do Sindpesp continua, a fim de garantirmos que a carreira seja reconhecida e valorizada, e não seja mero palanque político”, afirmou Jacqueline, que comanda o Sindicato do Delegados desde janeiro de 2023 e foi releeita para a Presidência em 10/1.

A valorização da Polícia Civil dominou os demais discursos que marcaram a cerimônia. O deputado estadual Paulo Batista dos Reis (PT-SP) também lembrou das promessas feitas por Tarcísio, enquanto pontualmente ao maior Estado da América Latina. Para o petista, “ainda está em tempo (para cumprir o que foi anunciado para a categoria, no pleito de 2022), antes das restrições da lei eleitoral”, e conclamou aos policiais civis a continuarem unidos por suas reivindicações.

Já o deputado Delegado Olim (PP-SP) disse acreditar que “algum aumento poderá ser concedido ainda neste ano pelo governador de São Paulo aos policiais”.

O delegado-geral-adjunto da Polícia Civil, Gilson da Silveira, representando, na solenidade, na Alesp, o delegado-geral bandeirante, Arthur Dian, destacou a atuação do Sindpesp como entidade “responsável, técnica e propositiva, e que age com seriedade, competência e diálogo”.

 

Aclamação

A Diretoria empossada em ato solene nessa segunda-feira foi reeleita por aclamação e conduzirá a entidade até 2029.

Reconduzida à Presidência, Jacqueline assinou o termo de posse, ao lado da 1ª vice-presidente, delegada Márcia Maria Gomes Shertzman, e do 2° vice-presidente, delegado Ciro de Araújo Martins Bonilha. Completam a Diretoria da vigente gestão do Sindpesp outros 17 delegados, também presentes na solenidade.

O evento contou, ainda, com a presença de delegados de Polícia, de representantes de sindicatos e de associações de diversas carreiras da instituição, de integrantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, bem como de membros da sociedade civil organizada.

 

DIRETORIA DO SINDICATO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO (SINDPESP) - TRIÊNIO 2026/2029

 

Delegada Jacqueline Valadares da Silva Alckmim

Presidente

Delegada Márcia Maria Gomes Shertzman

1ª vice-presidente

Delegado Ciro de Araújo Martins Bonilha

2° vice-presidente

Delegado Edson Pinheiro dos Santos Júnior

Tesoureiro-geral

Delegada Adriana Salgado Peters Zamboni

1ª tesoureira-geral

Delegado Raphael Zanon da Silva

2° tesoureiro-geral

Delegado Túlio Bueno de Alckmim Morais

Secretário-geral

Delegada Francini Imene Dias Ibrahin

1ª secretária-geral

Delegado Victor Daros Falcão

2° secretário-geral

Delegada Juliana Lopes Bussacos

Diretora-administrativa

Delegado Daniel Paulo Radaeli

Diretor patrimonial

Delegado Moisés Leite Tavares

Presidente do Conselho Fiscal

Delegado Cláudio Nomura

1° conselheiro fiscal

Delegada Thaís Marafanti

2ª conselheira fiscal

Delegado Claudio José Meni

Suplente do Conselho Fiscal

Delegado Francisco Petrarca Lelo Neto

Suplente do Conselho Fiscal

Delegada Monique Patrícia Ferreira Lima

Delegada sindical

Delegado Robson Gonçalves de Oliveira

Delegado sindical

Delegado Ademir Gasques Sanches Júnior

Suplente de delegado sindical

Delegada Gislaine Doraide Ribeiro Pato

Suplente de delegado sindical


Fonte:  Assessoria de Imprensa - 10/02/2026

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.