Notícia - Panfletagem ressalta conquista da isenção do IR

Lideranças das centrais sindicais realizaram panfletagem nas estação Brás do Metro, na manhã desta quarta-feira (4) para informar, mobilizar e celebrar a conquista da isenção do Imposto de Renda, resultado direto da luta sindical.

Além disso, durante a atividade os sindicalistas explicaram os impactos no salário e reforçaram que o movimento sindical pressionou governo e Congresso pela aprovação da Lei.

Os dirigentes destacaram que direitos não caem do céu, exigem organização permanente e presença sindical diariamente para fortalecer a consciência política dos trabalhadores.

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) a Força Sindical e a União Geral dos Trabalhadores  (UGT) participaram, nesta terça-feira, de uma ampla ação de panfletagem realizada na Estação Barra Funda do metrô, em São Paulo, e em diversas cidades do país.

A mobilização integrou uma iniciativa nacional das centrais sindicais com o objetivo de dialogar diretamente com a população e distribuir o boletim unificado que informa conquistas recentes e bandeiras históricas da classe trabalhadora.

Além da panfletagem realizada hoje, a agenda unificada das centrais sindicais, prevê diversas mobilizações em todo o país que seguirá nos próximos meses e terá como ponto alto o 1º de Maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora.

Agenda de mobilizações

Em São Paulo, será realizada nesta quinta-feira (5), um ato, às 8h, na porta da metalúrgica MWM Motores, na Avenida das Nações Unidas, nº 22.002, em Jurubatuba, Santo Amaro.

O segundo ato será às 10h30, na empresa química Baxter Hospitalar, na Avenida Eusébio Stevaux, 2555, Jardim Campo Grande.

O objetivo é fortalecer a organização da classe trabalhadora, ampliar o diálogo com a base e avançar na luta por direitos, valorização do trabalho, justiça social e um sistema tributário mais justo.

“A isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil representa uma conquista relevante, inserida em uma luta mais ampla por um país menos desigual e com mais dignidade para quem vive do trabalho”, avalia. Renato Zulato, secretário geral da CUT, que participou da atividade na estação Brás do Metro.

O que diz a Lei da isenção do IR

A partir de janeiro, trabalhadores e trabalhadoras que ganham até 5 mil reais passaram a ter isenção total do Imposto de Renda.

Além disso, a redução da alíquota para quem recebe até 7.350,00 reais que fortalece a capacidade de consumo das famílias, mais dinheiro no bolso dos trabalhadores e trabalhadoras contribuindo para a distribuição de renda.

A ampliação da isenção foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Lula, cumprindo um compromisso assumido com as Centrais Sindicais.

 

 

 


Fonte:  Rádio Peão Brasil - 04/02/2026

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.