Um programa de mentoria que foi conduzido pela IndustriALL Global Union e apoiado pela LO Noruega que durou dois anos, capacitou doze jovens sindicalistas do Gana, Malawi e Tanzânia com habilidades essenciais.
O objetivo da mentoria é ampliar o acesso de jovens mulheres a empregos dignos, promovendo sindicatos mais inclusivos e sensíveis à questão de gênero em toda a África Subsaariana.
As mulheres estão na posição para impulsionar reformas que promovam a igualdade de gênero, combatam a violência e o assédio baseado em gênero e aumentam a participação, a visibilidade e a influência das jovens mulheres nas estruturas sindicais, negociações coletivas, redes setoriais e fóruns internacionais. As mentoradas recebem treinamento específico em liderança, organização, advocacia, ideologia feminista e competências técnicas essenciais para reformular as prioridades de gênero dos sindicatos e fortalecer a representação dos trabalhadores.
As sete mulheres que receberam mentoria, com experiência em revitalização sindical, feminismo, igualdade de gênero e desenvolvimento de habilidades, trouxeram considerável conhecimento para o programa e ofereceram orientação constante ao longo de todo o processo.
No âmbito das políticas públicas, o programa promove a igualdade de gênero e a erradicação da violência baseada em gênero (VBG) em sindicatos e locais de trabalho, auxiliando as mentoradas na elaboração de políticas de igualdade, mecanismos de resposta e campanhas de conscientização. Todas as participantes recebem treinamento em igualdade de gênero, prevenção da VBG e transversalidade, em consonância com a Convenção 190 e a Recomendação 206 da OIT sobre o fim da violência e do assédio no mundo do trabalho. As mentoradas são ainda incentivadas a contribuir ativamente para as estruturas femininas e comissões de gênero em seus respectivos sindicatos.
Agnes Ama Agamasu, profissional de recursos humanos do Conselho da Gana Gold e membro do Sindicato dos Mineiros de Gana, compartilhou sua experiência:
“O programa de mentoria me permitiu recomeçar e me tornar um líder mais eficaz. Ele aumentou minha confiança para interagir com altos funcionários do governo e ofereceu oportunidades inestimáveis ??de aprendizado e troca de experiências.”
Priscilla Aboagye, contadora da PUMA Energy e membro do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes, Petróleo e Produtos Químicos do Gana (GTPCWU), acrescentou:
“Entrei no programa quando meu bebê tinha apenas quatro meses e aprendi a conciliar a vida familiar com o trabalho em um setor predominantemente masculino. Foi uma oportunidade genuína de assumir um papel de liderança. Percebi que habilidades e talento por si só não são suficientes; orientação é essencial.”
Paule-France Ndessomin, secretária regional da IndustriALL para a África Subsaariana, descreveu a importância mais ampla do programa:
“A iniciativa de mentoria da LO Noruega é mais do que mera capacitação; ela serve como um poderoso catalisador para a transformação de gênero nos sindicatos africanos. Ao munir jovens trabalhadoras com as ferramentas necessárias para defender a inclusão e liderar campanhas resolutas contra a violência de gênero e as mulheres, ela não só fortalece os sindicatos no presente, como também lança as bases para um futuro em que todos os trabalhadores, independentemente do gênero, desfrutem de igualdade, segurança e empoderamento.”