Notícia - Em série nas redes, Fisenge destaca a valorização profissional dos engenheiros

A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), com patrocínio da Mútua, lançou a série “A vida como ela é na engenharia”, como parte da campanha “Engenharia valorizada é engenharia sindicalizada”. A iniciativa tem como objetivo promover a valorização profissional, a defesa dos direitos dos engenheiros e engenheiras e reforçar a importância dos sindicatos na proteção da categoria.

Ao longo de 11 vídeos, a série aborda temas essenciais para a engenharia, incluindo o cumprimento do Salário Mínimo Profissional, a aposentadoria, o combate à contratação irregular sob nomenclaturas como “analista”, a proteção da saúde física e mental dos profissionais e a luta contra a precarização do trabalho.

Segundo o presidente da Fisenge, Roberto Freire, a série visa não apenas informar, como também estimular a organização sindical, fortalecendo a atuação dos profissionais da engenharia frente aos desafios do mercado de trabalho e às questões sociais e legais que envolvem a profissão.

A campanha foi veiculada em múltiplas plataformas digitais, como Instagram, YouTube, TikTok e Facebook, e alcançou mais de 50 mil visualizações, consolidando-se como uma importante ferramenta de informação, conscientização e engajamento da categoria.

A série foi idealizada, roteirizada e dirigida pela jornalista Camila Marins e conta com elenco por Nely Martins Coelho e Afonso Celso Teixeira; gravação e fotografia de Felipe Varanda e Antonio Terra e edição de Renato Oliveira.

Confira os episódios

#1 Engenharia sem violência contra a mulher

#2 Cuidar também é trabalho

#3 Sobrecarga mental

#4 Onde está o engenheiro?

#5 Acúmulo de função é exploração

#6 Engenheiro(a), SIM! Analista, não!

#7 Engenharia e inteligência artificial

#8 A engenheira sou eu: por uma engenharia sem machismo

#9 Hora extra todo dia não é normal

#10 Aposentadoria do(a) Engenheiro(a): o Sindicato Pode Ajudar

#11 Engenharia em alerta: mensagens fora do expediente podem configurar assédio e hora extra

Assista no link no YouTube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLe69QGOnusC0mDuN86uuymFtNxFtU0jsp


Fonte:  Fisenge - 08/01/2026

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.