Um ato em memória dos 50 anos do assassinato do operário metalúrgico Manoel Fiel Filho será realizado no dia 19 de junho, às 18h, em São Paulo. O evento acontece na Rua do Carmo, nº 171, no centro da capital, antiga sede do Sindicato dos Metalúrgicos e atual sede do Sindicato dos Aposentados da Força Sindical — espaço de forte simbolismo para a história do movimento operário brasileiro.
Manoel Fiel Filho foi morto em 27 de janeiro de 1976, nas dependências do DOI-Codi do Exército, durante a ditadura militar. O ato marca também o lançamento do livro Carrascos da Ditadura, do jornalista Jorge Oliveira, diretor do documentário Perdão, Mister Fiel.
A obra reconstrói a trajetória de Manoel Fiel Filho, aponta os responsáveis por sua prisão, tortura e morte e analisa o funcionamento da repressão política no Brasil e na América do Sul durante os regimes autoritários.
Durante o evento, será feita a entrega da Medalha Manoel Fiel Filho, concedida a militantes do movimento operário e sindical como reconhecimento à resistência democrática e à defesa dos direitos dos trabalhadores no período da ditadura.
O ato é uma iniciativa da Fundação Astrojildo Pereira, com apoio das centrais sindicais, e reafirma o compromisso com a memória, a verdade, a justiça e a democracia. A atividade terá transmissão simultânea pelos sites da FAP e do Tutaméia.
