Trajetória de lutas de Sônia Zerino em defesa da classe trabalhadora e de enfrentamento às diversas violências de gênero, contribuíram para sua ascensão sindical bem como para credenciá-la a assumir a presidência de uma das maiores e mais representativas Centrais Sindicais do país
O Diário Oficial da União (DOU) confirmou a chapa única que irá concorrer à eleição sindical da Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST, que será realizada no 6º Congresso Nacional da entidade, no dia 27 de novembro. O evento virtual também celebra os 20 anos de luta da NCST e homenageará o professor Oswaldo Augusto de Barros, ex-presidente da NCST falecido no dia 25 de abril de 2023.
A chapa inscrita é liderada pela Secretária para Assuntos de Trabalho da Mulher, da Juventude e do Idoso da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI, a potiguar Sônia Maria Zerino da Silva, cuja trajetória de lutas em defesa da classe trabalhadora e de enfrentamento às diversas violências de gênero, contribuíram para sua ascensão sindical bem como para credenciá-la a assumir a presidência de uma das maiores e mais representativas Centrais Sindicais do país.
Misto de alegria e a grande responsabilidade de liderar
A confirmação da candidatura é recebida com um misto de alegria e magnitude do desafio. Assumir a presidência de uma entidade do porte e da relevância da Nova Central, representa um marco significativo não apenas para Sônia Zerino, mas para a representatividade feminina no mais alto escalão do movimento sindical brasileiro.
"É com um coração cheio de responsabilidade e honra que aceito este desafio. Ser a primeira mulher a conduzir os destinos desta respeitada Central Sindical é um símbolo potente de que as portas estão se abrindo, mas também um lembrete de que a luta por igualdade e espaço deve seguir adiante, com mais força do que nunca", declara Zerino.
Legado sindical e a força da união
O grande legado sindical de Sônia Zerino, construído na base do movimento e pavimentado por décadas de dedicação ininterrupta às causas dos trabalhadores, é o alicerce sobre o qual ela planeja erguer sua gestão. Sua história de vida é entrelaçada com as batalhas por melhores condições de trabalho, direitos iguais para as mulheres e o combate a todas as formas de discriminação.
Diante de um cenário nacional complexo, a futura presidente expressa total confiança no coletivo. "Temos pela frente um caminho que exige união, trabalho dedicado e uma escuta atenta à nossa base. Acredito que a nova diretoria da NCST, juntamente com a força dos nossos filiados e a experiência dos que trilharam esse caminho antes de nós, está mais do que apta para encarar os desafios, superar as dificuldades e, acima de tudo, acumular conquistas concretas para a classe trabalhadora", projeta Sônia.
O 6º Congresso Nacional da NCST, portanto, não será apenas uma celebração das duas décadas de história da entidade, mas o marco de um novo ciclo, sob uma liderança que carrega consigo a bandeira da resistência, da representatividade e da esperança em um futuro mais justo para todos os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.
Clique AQUI e acesse a composição da Diretoria Executiva da NCST na chapa liderada por Sônia Zerino