A Força Sindical de São Paulo, por meio da regional Guarulhos, promoveu na quarta-feira (5), debate estratégico sobre conjuntura política nacional.
Além disso, o encontro destacou a importância do fortalecimento sindical nas eleições gerais de 2026, reafirmando a centralidade da participação trabalhadora.
O evento foi realizado na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guarulhos (Stap-Guarulhos), presidido por Pedro Zanotti que fez a abertura do encontro, ao lado da Coordenadora da Regional Guarulhos, Eliana Cardoso Pereira, e do presidente da Força Sindical SP, Danilo Pereira da Silva.
Diversas lideranças sindicais, especialistas e representantes de diversas categorias participaram do evento e reforçaram a necessidade de mobilização permanente e organização política da classe trabalhadora, ampliando o diálogo e a construção coletiva.
Movimento Sindical e Eleições Majoritárias de 2026
No primeiro painel, voltado ao tema Movimento Sindical e Eleições Majoritárias de 2026, participaram André Luís dos Santos, do Diap, e Miguel Torres, presidente da Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi. Os intervenientes analisaram o cenário nacional e defenderam unidade do sindicalismo brasileiro.
Ele alertou quanto a um cenário nacional desafiador, com disputas profundas e decisões que vão impactar diretamente o emprego, a renda, a indústria e os direitos sociais. “Por isso, não podemos assistir de longe”, defendeu o dirigente sindical.
“Nossa responsabilidade é ocupar espaços, dialogar com a sociedade, fortalecer nossas bases e garantir que o projeto de desenvolvimento do país coloque o trabalhador no centro das prioridades”, acrescentou.
Outro ponto abordado por ele é que a unidade do sindicalismo brasileiro será decisiva para enfrentar retrocessos, ampliar conquistas e construir um futuro com democracia, justiça social e soberania nacional.
Força do movimento sindical
Eliana Cardoso, coordenadora da regional Guarulhos da Força Sindical SP ressaltou que o encontro reafirmou a força do movimento sindical.
“Reunimos dirigentes e trabalhadores comprometidos com a democracia, a justiça social e o fortalecimento da representação da classe trabalhadora rumo a 2026.”
A sindicalistas disse ainda que foi um momento de reflexão e mobilização. “Mostramos unidade, organização e a importância da participação ativa para construir um Brasil mais justo, desenvolvido e com oportunidades para todos.”
Ela agradeceu a parceria do STAP e do presidente Pedro Zanotti Filho, além da presença de Miguel Torres, Danilo Pereira, André Luiz do DIAP e lideranças regionais.
“Seguiremos firmes e mobilizados. Nosso compromisso é fortalecer o diálogo, ampliar a participação social e garantir que o movimento sindical continue protagonista nas decisões que moldarão o futuro do país.”
O presidente da Força Sindical SP, Danilo Pereira da Silva, expressou profunda gratidão ao presidente Miguel Torres e à direção nacional pela confiança e apoio às ideias, sonhos e projetos, fundamentais para fortalecer a atuação da Força Sindical no Estado de São Paulo.
Ele reforçou a importância de ouvir a base e compreender a diversidade do estado de São Paulo e enalteceu a importância do diálogo permanente e compromisso com a classe trabalhadora.
“Tivemos uma mesa qualificada, com contribuições valiosas de lideranças e especialistas. A solidariedade interna permitiu a realização das atividades, demonstrando união e determinação organizativa”, celebrou o sindicalista.
Planejamento estadual
Danilo adiantou ainda que a Força SP seguirá com planejamento estruturado em todas as 18 regionais, promovendo visitas, debates e integração entre categorias, garantindo que o movimento sindical permaneça ativo, próximo e mobilizado.
“Precisamos fortalecer pautas de desenvolvimento e ampliar a participação da juventude e das mulheres. Nos próximos dias, avançaremos na organização da Conferência Estadual do Trabalho, espaço estratégico para construir propostas, eleger delegados e defender os direitos da classe trabalhadora”, acrescentou.
Já o anfitrião do evento, destacou que receber este debate representa muito para o funcionalismo e para todo o movimento sindical. “A construção de um país mais justo exige união, participação e responsabilidade coletiva”, disse Zanotti.
O sindicalista destacou que este evento reafirma que trabalhadores do setor público e privado enfrentam desafios comuns e precisam caminhar lado a lado, fortalecendo a democracia, defendendo direitos e ampliando espaços de diálogo.
“Este encontro mostrou maturidade, compromisso e visão de futuro. Saímos daqui ainda mais motivados a organizar a base, fortalecer nossas regionais e contribuir de forma qualificada no processo eleitoral de 2026.”
Também estiveram presentes Josinaldo Cabeça, presidente dos Metalúrgicos de Guarulhos, Orlando Maurício (Brinquinho), dirigente dos Condutores, e outras lideranças regionais.
O encontro contou ainda com a participação do secretário de Saúde e Segurança Luis Carlos de Oliveira (Luisinho). Houve ainda a participação de Geraldino Santos Silva, secretário de Relações Sindicais da central, reafirmando compromisso com unidade e ampliação do protagonismo sindical.