Durante os dias 9 e 10 de setembro, em Brasília, a Força Sindical marcou presença ativa na PRECOP30 Sindical, convocada pela Confederação Sindical Internacional (
CSI). O encontro reuniu lideranças sindicais, autoridades diplomáticas e representantes de governo para debater a agenda trabalhista e ambiental rumo à COP30.
Nos debates, foram discutidos temas centrais como as mudanças climáticas, a transição justa, o desenvolvimento sustentável e a justiça social. As discussões destacaram as demandas e desafios enfrentados por trabalhadores e trabalhadoras, especialmente nos países em desenvolvimento.
O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Juruna, participou da mesa ao lado do presidente da COP30, embaixador André Aranha Corrêa do Lago, e do secretário internacional da CUT, Antônio Lisboa, organizador do evento.
O embaixador André destacou a relevância da COP30, que será sediada em Belém (PA), e os avanços alcançados nas negociações internacionais sobre metas climáticas entre os países membros.
Juruna enfatizou o papel essencial das centrais sindicais e dos movimentos sociais.
“Apesar das adversidades geopolíticas e econômicas, a unidade de ação das centrais brasileiras tem sido fundamental para preservar a democracia, os direitos e o compromisso com o clima”, afirmou.
A Força Sindical esteve representada pelos sindicalistas:
- João Carlos JURUNA, Secretário Geral
- ?Ivo Borges, presidente FS Pará
- ?Raimundo Alves, FS Pará
- ?Ortelio Palacio Cuesta, Assessor Especial Assuntos Internacionais da FS e SINTRABOR.