Notícia - Série de artigos trata da redução da jornada e fim da escala 6×1

O dossiê “Fim da Escala 6×1 e Redução da Jornada de Trabalho”, organizado pelo Organizado pelo Cesit (Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho) em parceria com as centrais sindicais, traz uma série de artigos que discutem os impactos da jornada exaustiva e a necessidade de repensar o tempo de trabalho no Brasil.

O primeiro artigo destaca a “Mercantilização Financeirizada da Educação, Ensino Superior a Distância e Jornadas de Trabalho Jamais Vistas” e é assinado pelos professores Roberto Leher (UFRJ) e Amanda Moreira da Silva (UERJ).

Os autores denunciam o avanço da financeirização e plataformização da educação privada, sobretudo com a expansão do ensino a distância (EaD), que tem servido como laboratório de exploração extrema do trabalho docente. Nas universidades privadas, revelam, há casos em que um único professor é responsável por até 2.200 alunos, número impensável nas instituições públicas, cuja média é de um docente para 12 estudantes.

A lógica empresarial e algorítmica, segundo Leher e Moreira, impõe novas formas de controle e vigilância, ampliando a jornada de trabalho, o adoecimento e a precarização. Docentes contratados por “hora-aula” chegam a receber menos de R$ 500 por mês, sem direitos trabalhistas nem proteção sindical — um retrato da uberização do ensino.

Além da denúncia, o artigo propõe caminhos de resistência e reconstrução:

  • Proibição da massificação do EaD,
  • Fim da participação de fundos financeiros na educação,
  • Financiamento público exclusivo para o ensino público e
  • Resgate do regime de dedicação exclusiva.

Inspirando-se na tradição das lutas operárias pela redução da jornada, os autores defendem que o tempo de vida não pode ser subordinado à lógica do lucro. Sua reflexão se soma à luta sindical pela PEC da Jornada de 36 horas e três dias de descanso, conectando o trabalho docente às batalhas históricas do conjunto da classe trabalhadora.

Novos artigos serão publicados semanalmente.

Leia aqui o primeiro artigo completo:

Mercantilização Financeirizada da Educação, Ensino Superior a Distância e Jornadas de Trabalho Jamais Vistas


Fonte:  Rádio Peão Brasil - 10/10/2025

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.