Notícia - Brasil defende equilíbrio e transparência em reforma da OIT

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, reuniu-se nesta quarta-feira (1º) com o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Gilbert Houngbo, durante a 20ª Reunião Regional Americana da entidade, realizada em Punta Cana, na República Dominicana.

No encontro, Luiz Marinho destacou que o Brasil apoia a reforma da OIT, mas ressaltou que o processo deve ser conduzido com equilíbrio, transparência e respeito à diversidade dos países. “Qualquer mudança deve ser concebida e implementada de maneira transparente e inclusiva, em estreita consulta com governos, parceiros sociais e sindicatos de funcionários”, afirmou.

Segundo o ministro, é fundamental garantir que a OIT mantenha sua eficácia sem comprometer o equilíbrio entre regiões e entre o Norte e o Sul globais.

Além da agenda de reformas, Luiz Marinho e Houngbo discutiram temas ligados à geopolítica internacional e à sustentabilidade financeira da instituição. Na ocasião, também foi registrada a ratificação, pelo Brasil, do Protocolo de 2014 à Convenção nº 29 da OIT, que reforça o combate ao trabalho forçado.


Fonte:  Ministério do Trabalho e Emprego / Foto: OIT - 02/10/2025

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.