A Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançará um novo relatório sobre o progresso global e os desafios persistentes para alcançar a justiça social, trinta anos após a histórica Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social (WSSD) de 1995, em Copenhague, e às vésperas da segunda WSSD, que será realizada em Doha, em novembro deste ano.
O relatório apresenta a avaliação mais abrangente já feita até hoje, acompanhando avanços na redução da pobreza, no combate ao trabalho infantil e na expansão da proteção social, ao mesmo tempo em que destaca áreas nas quais o progresso diminuiu ou estagnou, como a informalidade e a desigualdade.
O documento também propõe uma agenda voltada para o futuro, que coloque a justiça social no centro da formulação de políticas em áreas como finanças, indústria, saúde e clima, e enfatiza a necessidade de uma cooperação mais forte entre governos, instituições internacionais e parceiros sociais.
O lançamento do relatório ocorrerá em um evento especial de alto nível na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, no dia 23 de setembro, paralelamente à 80ª Sessão da Assembleia Geral da ONU.
Cópias do relatório e do comunicado de imprensa sob embargo estão disponíveis para jornalistas credenciados(as) mediante solicitação.
O relatório e todo o material associado estão sob EMBARGO ESTRITO até 23 de setembro, às 19h15 CEST (17h15 GMT/ 14h15 horário de Brasília).