Notícia - CUT-SP marcará presença em encontro nacional pelo direito à comunicação em Fortaleza

A Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP) participa, entre os dias 8 e 10 de setembro, do 5º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC), realizado em Fortaleza (CE). O evento é promovido pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e terá como desdobramento a 26ª Plenária Nacional da entidade, no dia 10.

O encontro reunirá movimentos sociais, entidades e ativistas de todo o país para debater estratégias que garantam a comunicação como um direito humano e instrumento essencial para a democracia. Estão previstos painéis, debates e fóruns autogestionados sobre temas como a valorização da mídia pública e comunitária, educação midiática, combate às fake news, regulação das plataformas digitais, proteção de dados e os desafios impostos pelas novas tecnologias, como inteligência artificial e manipulação digital de imagens.

Pela CUT-SP, estará presente o secretário de Comunicação, Belmiro Moreira, que também integra a direção do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. A delegação paulista também contará com Erika Ceconi (Centro Barão de Itararé), Alexandre (Sindicato dos Radialistas de São Paulo), Hector Batista (União Estadual dos Estudantes de São Paulo) e Carolina Lima (Articulação de Redes e Plebiscito Popular).

A CUT Nacional será representada por Tadeu Porto, secretário-adjunto de Comunicação, que participará de uma das mesas, e por Maria Faria, secretária nacional de Comunicação, que acompanhará os debates virtualmente.

Para Belmiro Moreira, o debate sobre as novas tecnologias e a regulação das redes sociais é urgente. “As plataformas digitais concentram poder e impactam a vida da classe trabalhadora. Precisamos de regras claras que impeçam a manipulação, o discurso de ódio e a desinformação, garantindo que a comunicação esteja a serviço da democracia e não do lucro de grandes corporações”, afirma.

O encerramento das atividades será marcado pela 26ª Plenária Nacional do FNDC, em que serão aprovados documentos construídos coletivamente nos grupos de trabalho e eleita a nova coordenação-geral da entidade.

 


Fonte:  CUT São Paulo - 08/09/2025

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.