Notícia - Seminário Nacional de Jovens e Mulheres Sindicalistas encerra com participação de grandes protagonistas para o movimento sindical

Com o tema “O futuro do sindicalismo passa pela força da juventude e pelo protagonismo das mulheres”, o último dia do Seminário Nacional de Jovens e Mulheres Sindicalistas, que aconteceu em Santa Catarina, contou com a participação de grandes lideranças importantes para o movimento sindical que, na ocasião, trouxeram suas experiências como exemplo de atuação, inspiração e superação aos presentes. A ideia do evento foi debater a participação das mulheres e jovens na atuação sindical.

O dia foi iniciado com uma atividade de descompressão e integração com a terapeuta Gabriela Naschenweng, que também é presidente do Sindpresc (Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Promoções e Eventos do Estado de Santa Catarina). Na ocasião, Gabriela convidou os presentes para uma meditação guiada. 

Na sequência, a assessora jurídica, Dra. Zilmara Alencar, fez um panorama jurídico sobre ações relacionadas a juventude e as mulheres do Brasil. A advogada enfatizou sobre a importância de conhecer as legislações vigentes para atuação das lideranças sindicais na base e da necessidade dos sindicatos em saber lidar com as diferentes gerações. “Nosso desafio é olhar para o outro e transformar suas individualidades em questões coletivas”, disse Zilmara.

O painel sobre mulheres encerrou as atividades no período da manhã. Maria Edna, secretária da Mulher da FENATTEL, coordenou a atividade que contou com a participação de convidadas especiais, como: Cristiane do Nascimento, diretora do SINTETEL e vice-presidente da FENATTEL; Cenise Monteiro, membra do conselho fiscal e ex-secretária da mulher do SINTETEL-SP; Deise Recoaro, pesquisadora, militante sindical e feminista; Vivien Suruagy, presidenta da Feninfra; e a especialista da ONU Mulheres, Flávia Muniz. Na dinâmica os (as) presentes escolhiam uma liderança feminina e faziam uma pergunta. 

À tarde, Rosane Cordeiro, escritora e doutora em letras iniciou com uma atividade com o seguinte tema “Da Leitura à Escrita: uma forma de socialização e empatia”.

Na sequência foi vez da juventude. Gabriela Cordeiro, do Sinttel -SC, foi a coordenadora do Painel da Juventude e apresentou o jovem lutador de box, Leonardo Weiss, e seus pais. Leonardo contou sobre sua trajetória no boxe, seus sonhos, seus desafios e superação após uma grave lesão, que serviu como inspiração para a juventude presente. Durante o momento, o público direcionou várias perguntas ao jovem pugilista, seu treinador Kevin e seus pais.

Roberto Montanha, especialista em auto potencialização, na companhia do mágico Crispim, encerrou o evento com a palestra ‘Os Segredos Mágicos do Sucesso’.

O Seminário Nacional de Jovens e Mulheres Sindicalistas aconteceu na Cidade de Florianópolis em Santa Catarina, nos dias 22 e 23 de agosto. Cerca de 100 sindicalistas dentre os estados do Tocantins, Pará, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina, Bahia, Ceará e São Paulo participaram do evento, que foi organizado pelo Sinttel-SC, com apoio do SINTETEL-SP, da FENATTEL, da CONTCOP e da UGT.

A delegação do SINTETEL contou com mais de 35 dirigentes sindicais de várias regiões do Estado de São Paulo.

Além dos anfitriões Rogério Soares e Gabriela Cordeiro, participaram da mesa de abertura, no primeiro dia de evento, o presidente do SINTETEL- SP, Gilberto Dourado; Maria Edna, secretária da Mulher do SINTETEL, FENATTEL, CONTCOP e da UGT; Canindé Pegado, secretário Geral da UGT; Vivien Suruagy, presidente da Feninfra; e Flavia Muniz, especialista da ONU Mulheres.

Ao iniciar o Seminário, houve um minuto de silêncio em homenagem ao presidente da FENATTEL e diretor financeiro do SINTETEL, Almir Munhoz, que nos deixou no último 27 de julho. Almir com certeza estaria nesta atividade, uma vez que foi um dos maiores apoiadores das mulheres e da juventude no movimento sindical e, principalmente, nas telecomunicações.


Fonte:  Sintetel - 27/08/2025

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.