A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do Maranhão lançaram em São Luís, uma nova edição do Programa de Aprendizagem Profissional Inclusiva (API). A aula inaugural foi realizada no dia 8 de agosto.
Ao todo, 30 jovens de 14 a 21 anos receberão qualificação profissional para as funções de assistente administrativo, com ênfase em processos de compras, controle de estoque, administração de contas a pagar e a receber, além de tesouraria. O conteúdo também contempla temas como bem-estar social e pessoal, recursos tecnológicos, leitura e interpretação de textos, letramento matemático, educação financeira e aprimoramento de suas habilidades socioemocionais — competências essenciais para a atuação profissional e cidadã.
“A iniciativa é resultado de um amplo diálogo local que envolveu a assistência social, o setor privado e parceiros de outros organismos internacionais para sua implementação. Por isso, o programa contou com a colaboração da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social de São Luís, além da Superintendência Regional do Trabalho para a identificação dos jovens participantes e do UNICEF, para integrar os conteúdos pedagógicos próprios ao curso, a fim de desenvolver e aprimorar as habilidades socioemocionais dos jovens aprendizes contratados”, disse o oficial de Projetos da OIT, Eduardo Lazzari.
O plano é ajudar o público jovem na transição da escola para o ingresso no primeiro trabalho formal, promovendo a sua empregabilidade e inclusão socioeconômica e evitando o trabalho infantil e condições degradantes de trabalho.
O programa integra a Jornada Juventudes, que estimula o desenvolvimento socioemocional, a educação financeira e o uso de tecnologias no contexto social e do trabalho, ampliando as oportunidades de inserção e permanência no mercado.
Ingresso no mundo do trabalho
O curso será oferecido no período matutino, enquanto as atividades são conciliadas com os compromissos escolares dos jovens. Inicialmente contando apenas com formação teórica, ao longo do curso os aprendizes terão a oportunidade de exercer funções práticas simultaneamente em órgãos públicos parceiros, garantindo assim um desenvolvimento profissional diversificado.
Ao final, os participantes aprovados em todas as unidades curriculares receberão o Certificado de Conclusão em Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos.
De acordo com o perfil de conclusão, o aluno egresso estará apto a apoiar processos administrativos em setores como gestão de pessoas, logística, marketing, finanças, jurídico e comercial, atendendo demandas internas e externas com ética, organização e foco em resultados.
Esse é o terceiro projeto da API implementado pela OIT e parceiros. O primeiro foi lançado em 2020 na cidade de Cristalina (GO) e o segundo foi implementado em 2023, no Distrito Federal. Respectivamente, trabalhou-se com aprendizes inscritos no Cadastro Único em parceria com o SENAC e com jovens migrantes, em formação conjunta com a Organização Internacional para as Migrações e o SENAI.
Isso é Aprendizagem Profissional Inclusiva (API)
Aprovada em 2000, a Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000) determina que toda empresa de grande ou médio porte deve contratar um número de aprendizes equivalente a, no mínimo, 5% e, no máximo, 15% do seu quadro de funcionários cujas funções requeiram formação profissional.
A Aprendizagem Profissional Inclusiva (API) é uma vertente da aprendizagem profissional criada pela OIT Brasil baseada na Lei de Aprendizagem e no conceito de Aprendizagens de Qualidade preconizado pela OIT, no qual reconhece a necessidade de parcela da juventude de desenvolver competências de natureza socioemocional para garantir o efetivo ingresso e permanência no mercado de trabalho formal. Sua principal estratégia se baseia na consolidação de uma rede de parceiros comprometidos que busquem promover o desenvolvimento integral dos aprendizes, nas dimensões pessoal, cidadã e profissional.
Por isso, a API caracteriza-se por permitir que jovens entre 14 e 24 anos tenham a oportunidade de adquirir experiência profissional diretamente no local de trabalho desenvolvendo as competências que os permitam entender a lógica por trás das tarefas exigidas, enfrentar situações não previstas e conquistar sua autonomia como cidadãos.
O Programa Aprendizagem Profissional Inclusiva contribui para que o Brasil alcance dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030: ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico); ODS 4 (Educação de qualidade) e ODS 10 (Redução das Desigualdades).