Notícia - FENAJ passa a integrar Fórum Nacional do Poder Judiciário e Liberdade de Imprensa do CNJ

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) agora faz parte da Comissão Executiva Nacional do Fórum Nacional do Poder Judiciário e Liberdade de Imprensa, órgão vinculado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A inclusão foi oficializada pela Portaria nº 245, de 8 de agosto de 2025, assinada pelo presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, e publicada nesta semana.

A Comissão Executiva Nacional reúne representantes do Judiciário, do Ministério Público, da advocacia e de entidades de classe da imprensa, com o objetivo de promover o diálogo e desenvolver ações voltadas à defesa e garantia da liberdade de imprensa no Brasil. Pela FENAJ, a representante titular será a presidenta, Samira de Castro, que participará das discussões e iniciativas do Fórum.

Com a nova composição, o CNJ reforça a participação de diferentes segmentos ligados à comunicação social, incluindo a Secretaria de Comunicação Social do próprio Conselho, a do Supremo Tribunal Federal (STF), além de associações nacionais de jornais, emissoras de rádio e televisão, jornalismo investigativo e imprensa em geral.

Para a FENAJ, a presença no Fórum é estratégica, especialmente diante do aumento dos casos de violência contra jornalistas e das ameaças à liberdade de imprensa no país. A entidade pretende contribuir com dados, propostas e articulação para fortalecer mecanismos de proteção à categoria e garantir um ambiente mais seguro e democrático para o exercício do jornalismo.


Fonte:  Fenaj - 15/08/2025

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.