Notícia - Professoras da educação infantil conquistam reajuste, piso e novos direitos

SinproSP assinou, em 23 de julho, uma Convenção Coletiva com o Semeei que beneficia professoras da educação infantil da rede particular da capital.

Com a assinatura, o sindicato passou a representar oficialmente a categoria, após decisão do TRT que retirou essa atribuição do Senalba.

A nova Convenção tem validade até fevereiro de 2027 e efeito retroativo a 1º de março de 2025, assegurando mais proteção e valorização.

As professoras conquistaram reajuste de 6% em 2025 e, em 2026, inflação acumulada acrescida de 1,5%. O acordo também estabelece novo piso salarial.

O piso será de R$ 1.810 a partir de junho de 2025 e de R$ 1.991 a partir de março de 2026, conforme o documento.

Além disso, as escolas devem pagar até o 5º dia útil de agosto as diferenças salariais referentes ao período entre março e julho deste ano.

A Convenção assegura participação nos lucros ou abono especial. Caso a escola descumpra, o reajuste salarial terá acréscimo adicional automático.

Outros direitos garantidos incluem vale-mercado, bolsas de estudo para filhos, férias, recesso escolar e licença por adoção ou guarda.

As cláusulas foram aprovadas em assembleia remota, realizada em 28 de junho, com ampla participação da categoria convocada pelo SinproSP.

Celso Napolitano, presidente do sindicato, destacou que a nova Convenção coloca as professoras em novo patamar de direitos e garantias.

De acordo ele, ampliar o diálogo e fortalecer a mobilização serão passos decisivos para avançar ainda mais nas futuras negociações.


Fonte:  Rádio Peão Brasil - 07/08/2025

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.