O Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP) reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero e o fortalecimento das lideranças femininas ao sediar, nos dias 28 e 29 de julho, a Oficina de Formação da Rede Mulheres UNI Brasil. A atividade foi realizada no auditório da Colônia de Férias do SECSP, em Praia Grande, reunindo lideranças sindicais de diversas regiões do país.
A oficina é uma ação anual da Rede Mulheres UNI Brasil e tem como objetivo capacitar mulheres para a construção de uma sociedade baseada no cuidado, na solidariedade e na justiça social. A atividade foi coordenada por Rosilania Correia Lima (Lana), diretora do SECSP e coordenadora da Rede Mulheres UNI, que destacou a importância de espaços de formação para fortalecer o protagonismo feminino no movimento sindical.
A mesa de abertura contou com a participação de importantes lideranças nacionais e internacionais:
-
Fernanda Lopes – Vice-Presidente da UNI Américas
-
Representante da CUT, em substituição a Sérgio Nobre
-
Andrea Garcia – Coordenadora do Comitê de Mulheres da UNI Américas (participou virtualmente)
-
Jordana Cristina de Jesus – Assessora da Secretaria Nacional de Cuidados e Família, do Ministério do Desenvolvimento Social
-
Rosilania Correia Lima (Lana) – Coordenadora da Rede UNI Mulheres Brasil
-
Márcia Adão – Vice-Presidente do Comitê de Mulheres da UNI Américas
-
Cristiane Nascimento – Vice-Presidente do Comitê de Mulheres da UNI Américas
-
Eleuza de Cássia Bufelli Macari – Vice-Presidente da UGT Nacional
-
José Gonzaga da Cruz – Vice-Presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo
Durante o evento, também esteve presente Juliana Karine Machado, secretária de Juventude da UGT Nacional, que participou das discussões reforçando a importância da atuação integrada entre juventude e mulheres nas pautas trabalhistas e sociais.
A programação foi encerrada no dia 30 de julho, com o seminário “Raízes do Amanhã: Juventude, Trabalho e Dignidade”, que propôs uma reflexão ampliada sobre o papel das juventudes no presente e no futuro do trabalho, seus desafios e perspectivas.
Com ações permanentes de formação, inclusão e fortalecimento da mulher trabalhadora, o SECSP reafirma seu papel como agente ativo na construção de um sindicalismo plural, democrático e comprometido com a transformação da sociedade.