Notícia - Mudança na direção do Sindicato dos Bancários de Jundiaí

Os primeiros dias de agosto marcaram os últimos dias de Paulo Malerba na direção do Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região. Foram quase 7 anos na presidência do sindicato.

Malerba tornou-se bancário aos 19 anos, ao ingressar no Banco do Brasil. No banco desempenhou diversos cargos até tornar-se diretor do sindicato. Entre 2013 e 2016, exerceu o mandato de vereador na Câmara de Jundiaí. Após retornar do trabalho parlamentar, elegeu-se para a presidência do sindicato, em 2019. Foi reeleito no ano de 2022 e agora segue para a Finep, empresa pública de fomento à pesquisa e inovação, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, após passar no concorrido concurso.

“Não me afasto da militância”, afirmou Malerba, “Apenas sigo por um novo caminho, com a mesma disposição para trabalhar por um país mais justo, numa área estratégica para a construção de um projeto de desenvolvimento soberano, sustentável e socialmente justo para o Brasil”.

Sob a liderança de Paulo Malerba a sede do sindicato foi completamente reformada, para atender melhor às demandas da categoria: “Isso só foi possível porque temos uma diretoria unida em torno do mesmo propósito”, afirmou Malerba. “Nossa unidade, consciência e excelentes quadros garantem uma transição segura para o sindicato. A renovação das lideranças também é parte essencial desta luta que construímos”.

Quem assume a presidência interina do sindicato será Douglas Yamagata, atual secretário geral, que também já foi presidente por dois mandatos: “Malerba desempenhou seu mandato com grande excelência, num momento difícil para a categoria. Naquele período tivemos que resistir às reformas trabalhistas de Temer e preservar a vida e a saúde dos bancários durante a pandemia”, afirmou. “Somos gratos por seu trabalho no sindicato e também representando a população de Jundiaí e nossa categoria na Câmara Municipal, quando foi o avaliado como o melhor vereador da cidade, de acordo com organizações que acompanham o trabalho parlamentar. Desejamos toda sorte nesse novo momento de sua vida, certos de que continuamos na mesma luta”, disse Douglas, que também é coordenador da subsede da CUT-SP em Jundiaí e Região.

“Agradeço, de coração, o espaço que tive, agradeço ao apoio e à parceria dos bancários e bancárias de Jundiaí e toda região”, expressou Malerba, “Levo comigo não apenas experiências, mas a força coletiva que sempre me guiou. Continuarei à disposição do Sindicato e de todas e todos que seguem firmes nessa jornada”.

O atual mandato termina em maio de 2026. Até a conclusão, a diretora Dayane Pereira, do Banco Santander, irá responder pela Secretaria-Geral, ocupada anteriormente por Douglas.


Fonte:   Sindicato dos Bancários de Jundiaí - 05/08/2025

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.