Notícia - Chapa 1 vence a eleição do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região

A FEM-CUT/SP parabeniza a Chapa 1 – Com Representação e Organização a Luta Continua – pela expressiva vitória na eleição sindical realizadas nos dias 23, 24 e 25 de julho do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região, entidade filiado à Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP).

Com 3.611 votos válidos, o que representa 97,99% do total de votos apurados, a Chapa 1 reafirma seu compromisso com uma atuação sindical combativa, democrática e alinhada com os princípios da CUT, da CNM-CUT e da FEM-CUT/SP. A participação massiva da categoria — com 76,39% de comparecimento às urnas — demonstra o fortalecimento da organização sindical de base e a confiança da classe trabalhadora em um projeto construído coletivamente, a partir da escuta ativa no chão de fábrica.

A nova direção, que tomará posse para o mandato entre 2026 e 2030, é liderada por Manoel Neres de Souza, reeleito presidente, e composta por representantes de diversas empresas da base, garantindo pluralidade, representatividade e compromisso com as demandas reais dos trabalhadores e trabalhadoras da região.

A vitória simboliza a confiança dos trabalhadores e trabalhadoras em um projeto sindical que nasce do chão da fábrica, da escuta ativa e da disposição de enfrentar os desafios com coragem, unidade e organização. A FEM-CUT/SP manifesta total apoio ao novo mandato e reafirma seu compromisso em caminhar lado a lado com os sindicatos de base, fortalecendo a luta da classe trabalhadora.

Entre os principais compromissos reafirmados pela Chapa 1 estão a valorização da mão de obra local, a criação de centros de qualificação profissional, o combate firme à terceirização e à precarização do trabalho, e a luta contra os efeitos das reformas trabalhista e previdenciária. Destacam-se também as ações em defesa da empregabilidade, da saúde e segurança no trabalho, da inclusão da população LGBTQIA+ e da valorização das mulheres e dos aposentados.

A FEM-CUT/SP destaca ainda o alinhamento da Chapa 1 com os princípios e diretrizes da nossa Federação, da CNM-CUT e da CUT Nacional, com uma atuação pautada pela representatividade nos locais de trabalho, pelo enfrentamento às práticas antissindicais e pelo compromisso com a democracia sindical e os direitos sociais.

“Essa vitória é da categoria metalúrgica, que escolheu seguir fortalecendo um sindicato combativo, presente e comprometido com os interesses da base. Parabenizamos todos os membros eleitos e reafirmamos nosso apoio à luta por mais direitos, valorização e dignidade no trabalho”, afirma a direção da FEM-CUT/SP.

Confira a diretoria eleita completa:

Presidente – Manoel Neres de Souza (Comitê Sindical da empresa Guarany Indústria e Comércio Ltda.); Secretaria Geral: Jefeson Santos Correia (Comitê Sindical da empresa Metalúrgica Nakayone Ltda.); Secretaria de Finanças: Leandro Duca(Comitê Sindical da empresa Aisin Automotive Ltda.); Secretaria de Organização, Formação, Cultura, Lazer e Esporte: Adeilton da Conceição Santana (Comitê Sindical da empresa G-KT do Brasil Ltda.); Secretaria de Política Social e Sindical: Vanderlei Corrêa Cardoso (Comitê Sindical da empresa Emicol Eletro Eletrônica S/A); Secretaria de Saúde e do Meio Ambiente: Silas Rodrigo da Silva (Comitê Sindical da empresa Aisin Automotive Ltda.); Secretaria da Mulher: Aline Sampaio Fernandes (Comitê Sindical da empresa Metalúrgica Schadek Ltda.); Secretaria de Comunicação e ImprensaEderclei Moreira da Silva (Comitê Sindical da empresa Metalúrgica Nakayone Ltda.); Secretaria de Assuntos Jurídicos: Gilberto Leonel da Silva (Comitê Sindical da empresa Alufer S/A Estruturas Metálicas).

CONSELHO DA DIREÇÃO EXECUTIVA-TITULARESMarcílio de Campos Neto (Comitê Sindical da empresa Hydro Extrusion Brasil S.A); Edivaldo Aparecido Xavier (Comitê Sindical da empresa G-KT do Brasil Ltda.); Edilson da Silva Brito (Comitê Sindical da empresa Hydro Extrusion Brasil S/A); Rafael Ribeiro (Comitê Sindical da empresa Metalúrgica Schadek Ltda.); Fábio Luis Rodrigues (Comitê Sindical da empresa Alufer S/A Estruturas Metálicas); Adilson Domingos da Silva (Comitê Sindical da empresa Alufer S/A Estruturas Metálicas); Gisele Alves de Carvalho (Comitê Sindical da empresa Emicol Eletro Eletrônica S/A); Daniangela Sueli de Souza (Comitê Sindical da empresa Aisin Automotive Ltda.).

CONSELHO DA DIREÇÃO EXECUTIVA-SUPLENTESEdson Ferraz Vieira (Comitê Sindical da empresa ZF Automotive Brasil Ltda.); Rodrigo Balbino dos Santos (Comitê Sindical da empresa Toyota do Brasil Ltda.); Renato de Araújo Morales (Comitê Sindical da empresa Emicol Eletro Eletrônica S/A); Sheila Fabiana dos Santos (Comitê Sindical da empresa Emicol Eletro Eletrônica S/A); Joana Nunes da Silva (Comitê Sindical da empresa Toyota do Brasil Ltda.); Wellington da Silva (Comitê Sindical da empresa Toyota do Brasil Ltda.).

CONSELHO FISCAL- TITULARESCharles Edi Rocha (Comitê Sindical da empresa Toyota do Brasil Ltda.); Benedito Donizete de Camargo (Comitê Sindical dos Metalúrgicos Aposentados); Joaquim Mendes (Comitê Sindical dos Metalúrgicos Aposentados).

CONSELHO FISCAL- SUPLENTESPaulo Honório de Macedo (Comitê Sindical dos Metalúrgicos Aposentados); Firmino Izidório da Silva (Comitê Sindical dos Metalúrgicos Aposentados).


Fonte:  FEM-CUT/SP - 01/08/2025

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.