Notícia - O Plano Nacional de Cuidados e o respeito com os idosos

O presidente da República publicou o decreto nº 12.562 no último dia 23 de julho que regulamenta os artigos 9º e 11º da Lei 15.069, de 23 de dezembro de 2024, instituindo a Política Nacional de Cuidados. Um ato fundamental para os profissionais e não profissionais que se dedicam a cuidar dos idosos, principalmente quando o país acompanha o acelerado envelhecimento da população.

Sindnapi tem essa preocupação com o cuidado dos aposentados e idosos em seu DNA. Desde sua criação, há 25 anos, atua para oferecer melhores condições de saúde e melhor qualidade de vida aos aposentados, pensionistas e idosos.

Atenção humanizada

O Plano Nacional de Cuidados é uma iniciativa muito importante que busca promover uma atenção mais humanizada, integral e de qualidade para quem precisa de cuidados, especialmente os idosos, mas não podemos esquecer das pessoas com deficiência e aqueles que enfrentam dificuldades de saúde.

O plano tem como objetivo fortalecer os serviços de atenção à saúde, ampliar o acesso a recursos de apoio e garantir que os cuidados sejam realizados de forma digna, respeitosa e acolhedora. Além disso, ele busca envolver a família, a comunidade e os profissionais de saúde, promovendo uma rede de apoio que valorize a autonomia e o bem-estar de cada indivíduo.

Por isso, acreditamos que a instituição do Plano Nacional de Cuidados irá atender essa população que vem crescendo no Brasil, reduzindo as desigualdades no acesso aos serviços e promovendo uma sociedade mais inclusiva e solidária.

Em um mundo onde a longevidade aumenta e as demandas por atenção à saúde e ao bem-estar crescem, ter um plano estruturado que garanta cuidados de qualidade para todos, especialmente para idosos, pessoas com deficiência e aqueles em situação de vulnerabilidade, é essencial.

Esse tipo de plano não só promove a dignidade e o respeito às pessoas que precisam de assistência, mas também alivia as famílias, que muitas vezes enfrentam dificuldades para cuidar de seus entes queridos sem o suporte adequado. Além disso, um Plano Nacional de Cuidados fortalece a rede de serviços de saúde e promove a inclusão social, garantindo que ninguém fique para trás.

Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi


Fonte:  Rádio Peão Brasil - 25/07/2025

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.