A CNTA (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins), em conjunto com entidades representativas dos trabalhadores Químicos e dos Transportes, vai realizar em setembro um seminário sobre o setor sucroenergético paulista. O grupo quer unificar nacionalmente as campanhas salariais dos trabalhadores do setor.
Um encontro realizado nesta quinta-feira (24) na sede da Fetiasp (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado de São Paulo) deu início ao planejamento do seminário. Além do presidente da CNTA, Artur Bueno de Camargo, participaram o presidente da CNTTT (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres), Valdir Pestana, e o diretor da CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico), Danilo Pereira da Silva.
“Trata-se de um setor poderoso e que sempre impõe duras negociações aos trabalhadores. Unificar a luta é preciso”, afirmou Artur Bueno. Diretores das três confederações também acompanharam os debates.
São Paulo será a sede do primeiro seminário, por abrigar o maior número de empresas do setor, mas outros encontros se seguirão nas diferentes unidades da Federação. São cerca de 170 usinas paulistas, um setor estratégico da economia nacional e cheio de benesses governamentais, mas que não valoriza de forma condizente os trabalhadores.
“Em breve, traremos mais informações sobre o seminário. Queremos todos os representantes sindicais das três categorias presentes, pois só unidos teremos força para reverter este quadro”, finalizou o presidente da CNTA.