Notícia - A verdade se fez! Polícia Civil descarta possíveis "disputas sindicais" com ataques a ônibus na cidade de São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo descartou duas linhas de ação como possíveis responsáveis pelos ataques  – até agora imparáveis – a ônibus na cidade de São Paulo e demais regiões, conforme reportagem do portal Diário do Transporte, nesta terça-feira, 22 de julho.

Uma delas seria os jogos de desafios pela internet. A outra, as tais “disputas sindicais”, que desde o início não mostraram embasamento nenhum, provocando, inclusive, duras críticas por parte da direção do Sindicato, que na ocasião considerou “irresponsáveis as acusações feitas sem provas, a partir de ilações”.

O diretor da entidade, Nailton Francisco de Souza (Porreta), afirmou que a justiça foi feita, pois a linha de investigação estava equivocada, induzindo de forma precipitada os cidadãos ao erro de julgamento.

“Desde o início afirmamos que não havia relação dos ataques com possíveis disputas sindicais, uma vez que a eleição no Sindicato está na Justiça, e tem uma diretoria constituída até 2028. E neste período de ataques, a categoria estava em Campanha Salarial, discutindo seus benefícios junto ao setor patronal”, disse.

Por outro lado, apesar de incipiente, as forças de segurança mostraram avanço neste quebra cabeça, com a prisão de Edson Capolongo, 68 anos, funcionário público estadual, que preso confessou ter participado de pelo menos 17 ataques em São Bernardo do Campo e São Paulo, respectivamente.

A prisão do criminoso, para Nailton, é um passo pequeno de um longo caminho a percorrer, em virtude dos ataques que não cessam. E os números são claros: 537 ônibus foram atacados desde 12 de junho na capital, e 813 até este momento na Região Metropolitana.

“Ninguém aguenta mais ficar refém da criminalidade e da série de vandalismos que instalaram o caos e o medo entre profissionais do volante e passageiros. O Sindicato exige que providências sejam tomadas no sentido de prender e punir os culpados e resgatar a paz nas ruas da cidade”.

Nesta cruzada pela paz, a direção do Sindicato agradece a vários parceiros que têm empregado esforços no sentido de trazer informações, propor a reflexão e achar caminhos para o enfrentamento. Neste sentido, o portal Diário do Transporte, assim outros órgãos de imprensa, estão cumprindo papel essencial com coragem e independência.

“Não podemos caminhar sozinhos neste momento desafiador para a categoria e para a sociedade. Obrigado aos companheiros que estão nos ajudando com dados, informações e retratos dos problemas, de forma que possamos orientar nossos trabalhadores nas bases e aos paulistanos de modo geral”, destaca Porreta.


Fonte:  Sindicato dos Motoristas de São Paulo - 24/07/2025

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.