A Subsede da CUT-SP em Campinas promoveu, no último sábado, 12 de julho, a Conferência Livre das Mulheres Trabalhadoras, realizada em formato híbrido no auditório do Sinergia CUT. O evento reuniu representantes de entidades filiadas à CUT e de movimentos sociais e da sociedade civil, consolidando-se como um importante espaço de organização e debate das demandas das mulheres trabalhadoras da cidade e da região.
Com o tema centrado na realidade das mulheres que enfrentam dupla ou tripla jornada, divididas entre trabalho, cuidados domésticos, filhos e companheiros, a conferência teve como principal objetivo debater e construir propostas que expressem suas necessidades e demandas. As propostas locais serão levadas à 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que ocorrerá entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2025, em Brasília.
Para subsidiar os debates, o Coletivo de Mulheres organizou duas mesas temáticas:
- A primeira mesa contou com a participação de Daniela Tavares, psicóloga, advogada com mestrado em Saúde Pública e tecnologista da Fundacentro, que abordou o tema: “As relações de trabalho e a saúde mental da mulher trabalhadora.”
- A segunda mesa teve como palestrante Cíntia Vilas Boas, psicóloga clínica, educadora popular e com experiência sindical em relações raciais, mulheres e juventude. Ela tratou do tema: “Os impactos da sobrecarga de trabalho na vida das mulheres e a importância da redução da jornada de trabalho sem redução de salário.”
A abertura política do evento foi conduzida por Márcia Viana, secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-SP. O evento também contou com a presença das vereadoras Guida Calixto, Paolla Miguel e Fernanda Souto, além de Cleusa da Silva, coordenadora da Casa Laudelina de Campos Melo. As propostas definidas na etapa local subsidiarão os debates e deliberações na etapa nacional.
A mediação desta conferência foi feita por Rosana Gazzolla, dirigente e coordenadora do Coletivo de Mulheres do Sinergia CUT. Ela foi eleita delegada durante VI Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, realizada em Campinas nos dias 27 e 28 de junho, e representará o município na V Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, ainda sem data definida.
Ao final da conferência, foram eleitas as representantes de Campinas para a etapa Nacional:
- Rosana Gazzolla Fávaro – titular
- Raquel Rocha – titular
- Rosana Ribas Grigoleto – suplente
- Márcia Ferreira – suplente
A Conferência Livre das Mulheres Trabalhadoras reafirma o compromisso da CUT-SP com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e com participação ativa das mulheres nos processos decisórios que impactam suas vidas.