Notícia - Sindicalistas entregam pautas ao governo e debatem Nova Indústria Brasil

Na sede da Força Sindical, lideranças sindicais participaram de um encontro promovido pela IndustriALL Brasil com o secretário Uallace Moreira Lima, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI).

O evento reuniu representantes da Força Sindical, CUT, IndustriALL-Brasil, DIEESE e outras entidades comprometidas com o fortalecimento da indústria nacional.

Desde o início, os participantes destacaram a importância da reindustrialização para gerar empregos de qualidade. Além disso, defenderam políticas públicas que impulsionem a produção.

A abertura do encontro contou com falas de representantes da Força Sindical, CUT, IndustriALL Brasil, DIEESE e do MDIC. Todos reforçaram união.

O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, reforçou a importância da participação do movimento sindical nos debates da construção da Nova Industria Brasil.

“Este encontro reforça a importância de envolver os trabalhadores no debate sobre a Nova Indústria Brasil. Precisamos garantir que nossas vozes sejam ouvidas na construção de um projeto de desenvolvimento que gere emprego, renda e fortaleça a economia nacional”, afirmou o presidente da Força Sindical.

Em seguida, ocorreram as apresentações técnicas. Primeiramente, técnicos do Dieese expuseram o mapeamento das ocupações e dos territórios, informações essenciais para orientar ações estratégicas.

Uallace Moreira Lima apresentou os avanços e desafios do programa Nova Indústria Brasil. Ele ressaltou medidas que visam modernizar o setor produtivo do país.

“Estamos avançando na construção de uma Nova Indústria Brasil, com medidas concretas para modernizar o setor produtivo e gerar empregos de qualidade”, afirmou Uallace Moreira Lima.

Aroaldo Silva, presidente da IndustriALL Brasil, mediou o debate. Ele destacou a relevância da participação sindical na definição de políticas industriais.

“A participação sindical é fundamental para construirmos políticas industriais que realmente atendam aos interesses dos trabalhadores”, destacou Aroaldo Silva, presidente da IndustriALL Brasil.

Sérgio Luiz Leite (Serginho), vice-presidente da Força Sindical ressaltou que o momento é importante para que o movimento sindical posicione sua participação nos grupos de trabalho da Nova Indústria Brasil.

“Destacamos nossas propostas sobre o mapeamento ocupacional e defendemos a presença do movimento sindical na Camex, garantindo que sejamos consultados e que o tema trabalho esteja inserido em todos os debates”, destacou Serginho.

Monica Velloso, vice-presidente da IndustriAll Brasil também reforçou o importante papel do BNDES para o sucesso da Nova Infústria Brasil, especialmente seu compromisso com a questão social.

“Qualquer transição tecnológica ou digitalização precisa necessariamente passar pela qualificação profissional, criando oportunidades reais para os trabalhadores”, afirmou.

Diálogo com os setores

Logo depois, foi aberto espaço para perguntas e contribuições de representantes dos setores Metalúrgico, Químico, Energia, Construção Civil, Têxtil e Alimentação. O secretário ouviu atentamente as sugestões e reforçou:

“O governo está disposto e aberto ao dialogo sobre as demandas apresentadas pelo movimento sindical para fortalecer a indústria nacional.”

No final do encontro, as entidades entregaram  as pautas do movimento sindical ao governo federal.

“Esse documento com as propostas do movimento sindical simbolizam a união em torno de propostas concretas que reforçam o compromisso das entidades sindicais com a construção de uma indústria forte e sustentável”, afirmou Aroaldo.


Fonte:  Rádio Peão Brasil - 15/07/2025

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.