Notícia - Evento inédito da Fecomerciários enaltece cultura regional nordestina

O dia 28 de junho de 2025 entra para a história do sindicalismo comerciário paulista. Com o objetivo de enaltecer a cultura popular brasileira, a Fecomerciários reuniu mais de mil e trezentas pessoas na primeira edição do Festival Cultural - Tradições Nordestinas, no Espaço Eco, em Avaré.

O evento, idealizado pelo diretor cultural da entidade e presidente do Sincomerciários de Jundiaí e Região, Milton de Araújo, aconteceu em caráter experimental, mas, de acordo com a diretoria da Federação, deve entrar para o calendário de eventos anuais da entidade, reunindo toda a categoria nas próximas edições.

A coordenação dessa primeira edição contou com apoio da vice-presidente da Fecomerciários e presidente do Sincomerciários de São José do Rio Preto, Márcia Caldas; e do diretor social da Federação e presidente do Sincomerciários de Taubaté, Carlos Dionísio de Moraes, além da presidente do Sincomerciários de Fernandópolis, Rosana Alarcon.

 

Programação

Os participantes foram recebidos na tenda de eventos com a distribuição de copos e camisetas personalizadas. Na programação, música ao vivo com o grupo "Enok Virgulino", tocando o melhor do forró pé de serra! Bailarinos colocaram todos para dançar e puxaram uma animada quadrilha no final do show. A criançada pôde se divertir nos brinquedos infláveis montados ao lado do palco. Na culinária, cerca de dez barracas distribuíram pratos típicos nordestinos.

 

Gastronomia

Para que o público pudesse ter uma experiência gastronômica regional, além das gaiolas giratórias onde estava sendo preparada a tradicional costelada de chão, havia ilhas de degustação espalhadas pela tenda, com vatapá de camarão, baião de dois, moqueca de peixe, rabada com polenta, abóbora cozida, milho verde, pamonha, castanhas de caju, arroz Maria Isabel, galinha caipira ao molho pardo e as frutas da região, como caju, melancia e abacaxi.

Na tenda de doces regionais, deliciosas tapiocas, cocadas, doces de abóbora, quebra queixos e doces de mamão.

As bebidas fizeram sucesso na tarde quente de sábado em Avaré! Além de refrigerante e água, havia caldo de cana geladinho, água de coco e os sucos naturais de caju, cajá e umbu – frutas típicas da região nordeste.

 

Emoção

Durante a abertura do evento, o presidente Motta deu as boas-vindas a todos destacando o pioneirismo do festival. Ele falou sobre a importância do evento para os comerciários. "Estou muito feliz por realizar este evento! A primeira confraternização cultural que o presidente Miltinho, que é diretor cultural da Federação idealizou. Fiquei surpreso com o número de pessoas aqui presentes. São Paulo é uma capital que conta com muitos nordestinos que, junto com os demais brasileiros, fazem a diferença".

Milton de Araújo falou, emocionado, sobre a alegria de poder celebrar a cultura de um povo que tanto contribui para a economia dos municípios em todo País. "Para mim é uma grande satisfação e uma honra essa grande confiança depositada em mim. Agradeço o presidente Motta por me colocar como diretor cultural da Federação! E, logo que assumo o cargo, já foi aprovada essa festa nordestina. Eu sou nordestino, gosto da comida e da cultura do nordeste, por isso agradeço ao Motta e sua equipe que apostaram nesse projeto importante para todos".

O diretor Carlos Dionísio fez uso da palavra com grande entusiasmo, dizendo como o evento pode se tornar grandioso ao valorizar a cultura regional. "Essa festa nordestina agrega muito para a categoria. Aqui se inicia um novo ciclo para a Fecomerciários, com esse evento que enaltece a história do povo nordestino para São Paulo e todo o Brasil. Esse é um belo momento de confraternização".

A vice-presidente da Federação, Márcia Caldas disse que o evento entra para a programação de eventos anuais da entidade, se mostrando alegre por se tratar de algo que chega para valorizar o trabalhador e sua cultura. “Foi uma ideia brilhante do presidente Miltinho de Jundiaí, que trouxe para a diretoria da Federação esse festival cultural, primeiro entre muitos que ainda vão acontecer, com os comerciários de todas as bases”.

 

Homenagem

No encerramento das falas, Milton de Araújo homenageou o presidente Motta com uma placa em agradecimento e admiração ao presidente, que recebeu com muita alegria ao lado de sua esposa, Elaine Motta.

 

Caravanas

Além da mais numerosa caravana de Jundiaí, com 109 pessoas, estavam presentes representantes dos Sincomerciários de Araçatuba, Araraquara, Assis, Avaré, Barretos, Bauru, Bebedouro, Birigui, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Caraguatatuba, Catanduva, Cotia, Cruzeiro, Fernandópolis, Franca, Garça, Guarulhos, Itapetininga, Itapeva, Itapira, Itu, Ituverava, Jaboticabal, Jacareí, Jales, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lins, Matão, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Ourinhos, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Registro, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santa Bárbara d`Oeste, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sertãozinho, Taubaté, Tupã e Votuporanga. Também participaram da festa os Sinprafarmas de Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Lençóis Paulista.


Fonte:  Fecomerciários - 30/06/2025

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.