Metalúrgicos da Avibras elegeram os dois novos delegados sindicais da fábrica, nesta segunda-feira (26). A votação ocorreu de maneira democrática na sede e nas subsedes do Sindicato e na portaria da empresa, em Jacareí.
Foram eleitos Cícero Lourenço da Silva e Eduardo Sávio Rosa, com 121 e 92 votos, respectivamente. Eles cumprirão mandato de um ano. O terceiro colocado foi Elias Osses, com 33 votos. No total, 126 trabalhadores participaram do processo eleitoral. Cada um pode votar em até dois candidatos.
A eleição ocorreu em uma data importante para a luta dos trabalhadores da Avibras. Também nesta segunda-feira (26), em assembleia geral convocada pela Justiça, os credores aprovaram o plano alternativo da recuperação judicial apresentado pela Brasil Crédito e a destituição do dono da fábrica, João Brasil Carvalho Leite.
Os metalúrgicos da maior indústria de Defesa do Brasil estão em greve desde setembro de 2022, em protesto contra o atraso no pagamento de salários e direitos. Até agora, a Avibras deve 25 salários aos trabalhadores.
“Como delegados sindicais, Cícero e Eduardo irão reforçar a luta dos trabalhadores da Avibras, que ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira. Ambos sempre participaram das diversas manifestações e assembleias em defesa dos empregos e direitos, ao longo desses três anos. Agora, também irão ajudar a diretoria da nossa entidade na organização dos metalúrgicos da região”, afirma o diretor do Sindicato Sérgio Machado.