Notícia - CUT Bahia debate os efeitos da Inteligência Artificial na vida das trabalhadoras

A CUT Bahia promoveu um importante debate sobre Inteligência Artificial (IA) e os desafios e oportunidades que ela representa para as mulheres no mundo do trabalho. O encontro contou com a participação da Dra. Bárbara Coelho, que trouxe reflexões relevantes sobre o tema.

Na abertura do evento, a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT Bahia, Lucivaldina Brito, destacou que “o avanço da tecnologia precisa caminhar lado a lado com o fortalecimento dos direitos das mulheres. É fundamental que estejamos preparadas para esse novo cenário, garantindo que a inovação tecnológica não aprofunde as desigualdades, mas seja um instrumento de emancipação.”

Em seguida, a presidenta da CUT Bahia, Leninha, parabenizou as secretarias envolvidas pela organização do evento e ressaltou a importância da discussão sobre Inteligência Artificial no contexto sindical. “Esse é um tema fundamental não só para o futuro do trabalho, mas também para o fortalecimento da política das mulheres dentro da nossa central e nos sindicatos. Estamos em um momento da história que não tem volta, e nós, mulheres, precisamos ocupar os espaços e nos reinventar diante das transformações do mundo do trabalho”, afirmou.

Para Gilene Pinheiro, Secretária de Relações do Trabalho, a inteligência artificial pode contribuir significativamente para a inclusão e permanência das mulheres no mercado de trabalho. Ela ressaltou a importância de que as mulheres se apropriem do tema e compreendam seus impactos, para que possam ocupar espaços com igualdade e protagonismo.


Fonte:  Fernanda Matos | Editado por: CUT Bahia - 22/05/2025

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.