Os trabalhadores e trabalhadoras das empresas de ônibus – dos sistemas estrutural e local – atenderam ao chamamento da diretoria e abarrotaram a rua onde fica o Sindicato para a Assembleia Geral da Campanha Salarial 2025 “Juntos Somos Fortes. Unidos, Imbatíveis!”.
De forma unânime, os mais de 5.000 trabalhadores aprovaram a UNIFICAÇÃO DA CATEGORIA. A partir de agora, o Sindicato representa e luta, não apenas na Campanha Salarial, mas diariamente nas bases, os interesses de todos os companheiros e companheiras, sem exceção.
O presidente do Sindicato, Valdemir dos Santos Soares (Moleque), celebrou o momento histórico, e afirmou: “nossa categoria é uma só, 100% unificada!”. Em sua fala, destacou que a entidade está preparada para batalhar pelos mesmos salários, benefícios e respeito da categoria.
“Estamos mais do que unificados em torno do objetivo de fortalecer a categoria, que merece respeito e valorização. Chega de opressão, sucateamento e desrespeito dos patrões. Este é o nosso momento, e vamos fechar a Campanha Salarial com os melhores benefícios para todos vocês”, ressaltou.
Na presença dos trabalhadores, diretores do Sindicato, representantes das centrais, o secretário de organização e relações do trabalho, juventude e pessoas com deficiência, Nailton Francisco de Souza (Porreta), apresentou quadro atualizado com o andamento das reuniões com o patronal e secretaria municipal de mobilidade urbana e transporte.
Até o momento foram 04 reuniões – duas com pautas das mulheres, saúde e segurança e multas – com importantes avanços como a realização do seminário de cipeiros, revisão do sistema de multas do RESAM, proposta de implantação de auxílio-creche e outros formatos para as companheiras, bem como o reconhecimento da data-base em 1º de maio, respectivamente.
Reunião com prefeito Ricardo Nunes e Plano de Lutas
Durante assembleia, o presidente Moleque trouxe importante novidade no tabuleiro das negociações: na próxima quinta-feira, dia 22, ele e representantes da diretoria do Sindicato se reúnem com o prefeito Ricardo Nunes, para tratar da Campanha Salarial 2025.
A ideia é avançar nas reivindicações, sobretudo nas cláusulas econômicas e de impacto econômico direto, que seguem em aberto com o setor patronal.
Se não houver consenso, a categoria será mobilizada pelo Sindicato para ações de protesto como assembleias permanentes. Proposta esta colocada em votação, foi aprovada por unanimidade.
Diálogo até o último minuto, mas estamos prontos pra luta
Neste momento emblemático de lutas, a unidade da categoria fará toda diferença. Em suas falas, os diretores do Sindicato foram claros quanto a necessidade de os trabalhadores conscientizarem os demais companheiros nas bases, e mantê-los ligados “pra luta”.
O presidente Moleque afirmou que as negociações com o setor patronal serão pautadas pelo “diálogo até o último minuto”.
No entanto, a falta de acordo promoverá uma grande ação da categoria pela cidade como forma de exigir o atendimento de seus benefícios. “Não temos medo de nada, inclusive de greve!”.
Pautas do Setor de Manutenção com o patronal
Nesta quarta-feira (21), a partir das 10 horas, representantes da diretoria da entidade e comissão de negociação sentam-se pela quinta vez com o SPUrbanuss para, agora, discutir as pautas do Setor de Manutenção.
A expectativa é avançar nos pontos da pauta específica, que estão pendentes desde a Campanha Salarial anterior. “Nossos trabalhadores precisam de conquistas para seguir trabalhando com motivação e respeito”, disse o secretário Nailton Francisco de Souza (Porreta).