A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) manifesta profundo pesar pela morte do ex-presidente do Uruguai, José Alberto “Pepe” Mujica Cordano, nesta terça-feira (13) aos 89 anos.
Mujica foi diagnosticado com câncer em abril de 2024 e passou por radioterapia até 16 de junho do ano passado, quando interrompeu o tratamento. Em janeiro deste ano, ele anunciou que estava com metástase hepática e não se submeteria a nenhum outro tratamento. Nesse período, com dificuldade de comer, foi submetido a uma cirurgia para colocar um stent no esôfago para se alimentar. Há algumas semanas, a situação piorou e o ex-presidente não conseguiu mais fazer atividades básicas.
Sobre Mujica
Mujica foi presidente do Uruguai de 2010 a 2015 e ficou conhecido por ter tido uma política progressista, tornando-se símbolo da esquerda latino-americana. Conhecido como "El Presidente Más Pobre del Mundo" (o presidente mais pobre do mundo), não foi apenas um político progressista. Com as condutas e ações mais simples, revolucionou a sociedade uruguaia e conquistou o respeito global pela forma como lidou com o poder – com humildade, coerência e um profundo compromisso com a justiça social.
O uruguaio governou rejeitando os privilégios do cargo. Ele doava 90% do seu salário para programas e causas sociais, vivia em uma modesta fazenda, cultivando flores e dirigia seu automóvel, um Fusca velho.
Em sua trajetória, a vida de luta começou cedo. Ele nasceu em 1935, em Montevidéu, descendente de bascos e de italianos. Na juventude, participou do movimento estudantil, entrou para a política aos 20 anos, militando pelo Partido Nacional.
Nos anos 1960, tornou-se membro do Movimento de Libertação Nacional Tupamaros, que lutava contra o governo opressor de Jorge Pacheco Areco. Mujica chegou a ser preso quatro vezes.
Seu lema era claro: "Não é pobre quem tem pouco, mas quem precisa muito." Essa filosofia desafiou o consumismo e inspirou milhões a repensarem o verdadeiro sentido da riqueza.
Esteve sempre ao lado dos trabalhadores do continente, sempre reforçando o papel dos sindicatos na luta por direitos.
Os metalúrgicos e metalúrgicas da CUT em todo o Brasil se solidarizam com os familiares e amigos de Pepe Mujica neste momento de dor, e exaltam seu legado de luta por um mundo melhor.
Pepe Mujica, presente!