Área Restrita
Newsletter
Domingo, 19 de Maio de 2013
Notícias
tamanho fonte 12fonte 14fonte 16
Centrais realizam Oficina de Capacitação para Erradicação do Trabalho Infantil
Centrais realizam Oficina de Capacitação para Erradicação do Trabalho InfantilVamos acabar com o trabalho infantil! Com este propósito as Centrais Sindicais (CGTB, Força Sindical, Nova Central e UGT) se reuniram em São Paulo, na terça-feira (19), para uma Oficina de Capacitação de Dirigentes Sindicais e Assessores Sindicais para Erradicação do Trabalho Infantil. "A união de todas as Centrais e a nossa luta traz um significado muito diferente porque estamos aqui representando toda a classe trabalhadora. Estarmos aqui tentando aprender mais e obter experiências para combater e acabar com o trabalho infantil é muito importante e nobre. É um imenso desafio colocarmos em pauta essa discussão próximo à Copa do Mundo e às Olimpíadas no Brasil", disse a 2ª secretária de Relações Internacionais da CGTB, Vera Gorron.

"Nosso país não pode estar em evidência com esses grandes eventos permitindo que as crianças sejam exploradas, às vezes pelos próprios pais e às vezes também sem que os pais tenham essa consciência. Temos certeza que unidos nós vamos vencer", completou Vera Gorron, que coordenou a mesa de palestra do professor Paulo Dante Lara, com o tema "Trabalho Infantil Doméstico".
 
A secretária da Criança e Adolescente da Força Sindical, Gleides Sodré, ressaltou que está é a primeira vez que as Centrais se reúnem para debater este tema. "É importante unirmos forças para tratar deste importante assunto e elaborarmos ações para retirar as crianças e adolescentes do trabalho e exploração que ainda existe em todo o mundo".
 
De acordo com o diretor da Nova Central-SP, Raimundo Cocada, "têm pais sem consciência, muitas vezes usuários de drogas, que exploram as crianças para pedir dinheiro nos faróis em condições precárias, descalços. O problema da exploração das crianças que precisam deixar de estudar para trabalhar é muito mais complexo, porque às vezes o trabalho da criança é uma questão de sobrevivência".

Para a secretária da Criança e do Adolescente da UGT, Rumiko Tanaka, é preciso lembrar "que no ano que vem o Brasil vai sediar a Conferência Mundial do Combate ao Trabalho Infantil. Estarão juntas as Centrais, o governo e os empresários. O Brasil é referência no mundo. Essa participação de vocês aqui nessa oficina tem que ser já preparatória para essa Conferência Mundial".



Fonte: CGTB - 20/06/2012
imprimir Outros Enviar para um amigo