Área Restrita
Newsletter
Sábado, 18 de Maio de 2013
Notícias
tamanho fonte 12fonte 14fonte 16
Subcomissão de transportes discute problemas do órgão em audiência pública
Subcomissão de transportes discute problemas do órgão em audiência públicaA Subcomissão de transportes da Assembleia Legislativa de São Paulo realizou nesta quarta-feira (09/05) no auditório Teotônio Vilela , audiência pública para discussão dos problemas do DER – Departamento de Estradas de Rodagem.

Em pauta os principais problemas enfrentados pelos servidores, as propostas de restruturação e reorganização, entre outros. Presidida pelo Deputado João Caramez (PSDB) a audiência contou ainda com a presença de Deputados, sindicalistas e funcionários do DER. Durante sua fala, Lineu Mazano, presidente do Sindicato dos Servidores do DER – SISDERESP agradeceu a presença de todos e o empenho dos deputados em analisar todas as questões.

Mazano apresentou em vídeo alguns dos principais problemas identificados e que há anos se arrastam sem a devida solução.. Entre os quais falou sobre o sucateamento do DER , a falta de qualificação dos trabalhadores e ainda sobre a redução do quadro funcional. De acordo com Mazano o DER perdeu sua capacidade de fiscalização e sua estrutura está comprometida."Temos maquinários importantes sendo consumidos pelo tempo por falta de mão-de-obra treinada sem falar da falta de recursos para sinalização das vias. Os trabalhadores são obrigados a arriscarem suas vidas nas estradas realizando trabalhos manuais” , disse ele.
Mazano criticou o pagamento de bônus ao invés do de salários e gratificações. Segundo ele é urgente a necessidade de realização de concurso público e a criação de um plano de cargos e salários além de um programa de qualificação profissional. Após o discurso do presidente do Sindicato do DER , o deputado João Caramez solicitou aos membros da mesa que fizessem suas considerações. O primeiro a se manifestar foi o Superintendente do DER, Clodoaldo Pellisioni que abriu sua fala falando dos problemas de gestão do órgão porém elogiando a capacidade técnica dos funcionários. "A estrutura do DER e gestão precisam ser melhoradas com a contratação de mais funcionários. Precisamos enfrentar os problemas já que o governo tem como função coordenar e fiscalizar as rodovias", disse.

Pellisioni fez questão de citar o aumento significativo da frota que hoje é, segundo ele, de 23 milhões de veículos o que requer maior investimento em todos os setores do órgão. Ao final se comprometeu em realizar estudo com a Fundap para identificar os problemas até o final deste ano e assim apresentar proposta em 2013. Davi Zaia, Secretário de Gestão Pública falou em seguida elogiando a iniciativa do presidente do SISDERESP pela realização da audiência. Disse que o sindicato tem o papel de pensar o DER com responsabilidade ressaltando sobre a necessidade de resgate da estrutura do órgão e assim adaptá-lo ás necessidades atuais com melhor fiscalização e gerenciamento. "A gestão pública tem o papel de analisar tudo do ponto de vista legal. O governo tem sinalizado a favor com a abertura de diálogo e estamos dispostos a encontrar as soluções para os problemas apontados”, finalizou Zaia. Para o deputado Carlão Pignatari (PSDB) as mudanças são necessárias. Ele elogiou o Deputado João Caramez pela iniciativa mas considerou um absurdo que as gerenciadoras do DER sejam terceirizadas. "Estamos aqui para somar e ajudar no que for necessário. Conheço de perto o esforço e a luta dos servidores e faço questão de cumprimentar o superintendente Pellisioni pela preocupação em resolver as demandas. Precisamos juntos defender o DER”, finalizou.

Já o Deputado Ulisses Tassianari (PV) fez uma breve explanação sobre sua atuação como ex-funcionário do DER em Ourinhos. "Naquela época éramos bem remunerados. Hoje estamos assistindo a um "verdadeiro sucateamento” do órgão. Estou disposto a lutar em favor dos servidores do DER". Em seguida falou o Deputado Gerson Bittencourt (PT), relator da subcomissão. "Tudo isso aqui me parece uma crise de identidade. Precisamos fazer um diagnóstico preciso de todos os problemas”. Ele fez questão de citar 3 importantes pontos a serem analisados como o verdadeiro papel do governo como executor ou fiscalizador, a estrutura para o cumprimento de seu papel e o servidor como elemento chave da administração em todos os setores. Bittencourt elogiou também a iniciativa do SISDERESP através de Lineu Mazano para a realização do encontro. Já o deputado Rogério Nogueira (PDT) fez questão de citar a atuação de Lineu Mazano na defesa dos interesses do DER. "Lineu é um batalhador, é respeitado na casa por isso conta também com meu apoio”, disse. Nogueira encerrou sua fala ressaltando a credibilidade da comissão para se discutir a estrutura geral do DER. Para o deputado Zico Prado (PT) as mudanças são necessárias . "Tenho certeza que o relator fará o melhor pelo DER”, finalizou. Ao final, Lineu Mazano agradeceu a participação dos presentes e o compromisso firmado por todos. Ele solicitou ainda ao Deputado João Caramez, uma audiência com o Governador  Geraldo Alckmin. Participou ainda o deputado Roberto Morais (PPS) que também se comprometeu em ajudar nas demandas oferecendo seu apoio aos servidores do DER.



Fonte: Marcos Fellipe Ass.Comunicação - Fessp-Esp - 15/05/2012
imprimir Outros Enviar para um amigo