Notícia - Metalúrgicos organizam vigília nas fábricas por melhores salários

O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí está montando acampamento em frente á várias fábricas do município para protestar por melhores salários. A categoria reivindica 12% de reajuste nos salários, porém o sindicato patronal acenou com um índice de apenas 9%, após os primeiros encontros realizados entre as partes. A proposta do Sinmetal, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico do Estado do Rio Grande do Sul, foi de reajuste em duas parcelas sendo uma em setembro desse ano e outra em março do ano que vem.

- Não é aceitável o que o sindicato patronal nos ofereceu porque é um percentual inferior, por exemplo, ao concedido a outros municípios como Porto Alegre, Alvorada, Glorinha e Cachoeirinha - alertou o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Edson Dorneles.

A programação conta com mobilização em frente às fábricas na entrada e saída dos turnos. Ainda nesta segunda-feira a manifestação segue na Mundial S.A. onde o caminhão de som está estacionado com sindicalistas acampados em frente à unidade. A mobilização tem atos previstos na Dana, TDK e Taurus, ao longo dessa semana.

- É necessário que seja dado um aumento nessa proposta de reajuste. Estamos em uma intensa campanha e o momento é agora para buscarmos mais dignidade para os trabalhadores - comentou o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Edson Dorneles.

No dia 29 de setembro acontece a última reunião de negociação com o sindicato patronal, que será realizada na sede do Sinmetal, em Porto Alegre.

Fonte:  Play Press Assessoria de Imprensa - 26/09/2011