Notícia - Contax abusa da advertência e força justa causa

As denúncias contra o descaso da Contax com seus empregados confirma-se a cada dia. Durante a entrega do jornal FB Terceirizadas na tarde desta terça-feira 26, na unidade Brás, os representantes dos trabalhadores constataram, mais uma vez, a pressão sofrida pelos cerca de 3 mil trabalhadores.


A empresa presta serviço terceirizado para Santander, Itaú Unibanco, Citibank, Caixa Federal, entre outros.


Além dos baixos salários, vale-refeição insuficiente e precarização do trabalho bancário, os funcionários convivem com práticas abusivas de advertência e justa causa.


Segundo revelações dos trabalhadores, os supervisores da empresa, a todo o momento, tentam achar motivos para advertir os funcionários. E alguns deles já foram advertidos, por exemplo, ao usarem uma frase no momento inadequado do atendimento, por chegar um minuto atrasado, por ir várias vezes por dia ao banheiro e, o mais absurdo, por ter trocado e usado uma palavra no singular em vez de no plural.


Os trabalhadores também relataram que, em sua maioria, não ficam mais de dois anos na empresa e que a Contax chega a forçar indiretamente o funcionário a pedir demissão, já que eles são chantageados com ameaças de justa causa.


A secretária-geral do Sindicato, Raquel Kacelnikas, diz que, pelo que se percebe, o pedido de demissão é o que prevalece na Contax e agindo dessa maneira a empresa força o trabalhador a abrir mão de seus direitos. “Os bancos precisam acordar para o que está acontecendo com os trabalhadores que prestam serviços para eles e que tanto colaboram para o bom desempenho financeiro da empresa. Pelo que é visto, esses empregados são constantemente ameaçados e forçados a pedir demissão. O trabalhador não pode aceitar este tipo de pressão e o Sindicato continuará exigindo respeito a eles”, finaliza.


Fonte:  Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região - 27/04/2011


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.