Área Restrita
Sábado, 31 de Janeiro de 2015
tamanho fonte 12fonte 14fonte 16
Sindicato assina Convenção Coletiva para empregadas domésticas
Sindicato assina Convenção Coletiva para empregadas domésticasO Sindicato das Empregadas Domésticas de Curitiba e Região Metropolitana, filiado a Força Sindical do Paraná, assinou, na última sexta-feira (30), a 2ª Convenção Coletiva da categoria. O secretário de Saúde da Força Sindical do Paraná, Nuncio Mannala, que auxiliou a entidade nas negociações, ressalta que, este avanço irá contribuir com a discussão promovida recentemente pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre a regulamentação dos direitos das empregadas domésticas. “Mais uma vez o estado do Paraná parte na frente nas negociações trabalhistas”. A 1ª convenção das domésticas foi assinada em julho do ano passado. O sindicato representa cerca de 130 mil trabalhadoras domésticas em Curitiba e RMC.

A Convenção Coletiva das empregadas domésticas prevê férias de 30 dias, um piso salarial de R$ 688,50 (tem como base o mínimo estadual) e também obriga os contratantes a registrarem as diaristas caso estas trabalhem três vezes por semana ou mais. De acordo com a presidente do Sindicato das Empregadas Domésticas de Curitiba e Região Metropolitana, Caroline Michelisa, após a criação da convenção a informalidade na categoria diminuiu. “O número de empregadas domésticas com carteiras assinadas aumentou”. Ainda segundo Michelise, a convenção servirá de referência para trabalhadoras em todo Estado e assim, beneficiará indiretamente as 540 mil empregadas domésticas do Paraná.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA FORÇA SINDICAL DO PARANÁ - 03/08/2010
imprimir Outros Enviar para um amigo