Notícia - Patah e ministro do Trabalho prestigiam inauguração da CAT-RJ

Com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Luppi e do presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores - UGT, Ricardo Patah,  foi inaugurada na tarde de segunda-feira (7)  Central de Apoio ao Trabalhador do Rio de Janeiro - CAT-RJ, localizada na  rua Chaves Faria, 260, no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro.


O local fica próximo à Quinta da Boa Vista e é de fácil acesso por trem, metrô e ônibus. "A CAT-RJ é um projeto pioneiro, inovador. É a UGT apoiando a cidadania. Pretendemos replicar esse modelo em outros estados, mostrando um sindicalismo que não olha só para dentro, mas que está voltado para a sociedade", disse o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah.

 

Carlos Lupi, ministro do Trabalho e Emprego, participou da inauguração do projeto, resultante de parceria entre o Sindicato de Oficiais Alfaiates e Costureiras do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Nova Iguaçu - SOAC - que tem como presidente José da Silva Matos, o Zé Baiano - o próprio ministério e a União Geral dos Trabalhadores - UGT. Também prestigiaram a inauguração representando a UGT Nacional, o Secretário de Finanças, José Moacyr Malvino Pereira; o Secretário de Relações Institucionais, Miguel Salaberry Filho; o presidente da UGT-RS, Paulo Barck, e vários dirigentes da UGT em outros estados e da própria UGT do Rio de Janeiro, anfitriã do evento.

 

Lupi descerrou a placa de inauguração, com o presidente Patah, sob os aplausos dos trabalhadores. “Tudo aqui ficou muito bonito. Os uniformes dos funcionários, as instalações. Este é um projeto que merece ser levado a outras cidades e estados, para dar o melhor atendimento ao trabalhador brasileiro”, elogiou o ministro. "Este é o primeiro e único posto de atendimento ao trabalhador criado em parceria com entidade privada no Rio. O único de trabalhador para trabalhador", diz Roberto Nolasco, assessor da Secretaria de Finanças da UGT Nacional. "Outro diferencial da CAT-RJ é que é o único posto no Rio de Janeiro com atendimento totalmente integrado pela internet. Essa é uma tendência futura, mas a CAT-RJ sai na frente", completa.

 

Cerca de 8 mil empresas já estão cadastradas e a estimativa de oferta é de 500 vagas por semana. Mais uma novidade na CAT-RJ está na área de auto-atendimento, embrião de um amplo projeto de inclusão digital em que o trabalhador poderá fazer o próprio currículo, criar uma conta de e-mail e através dela receber propostas de empregos. Na CAT-RJ, 56 funcionários atendem o trabalhador, o que já inicia, na prática, o programa de geração de empregos. Através de uma parceria com a Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência - AVAPE, cerca de 30% desses funcionários são portadores de necessidades especiais, dentro do trabalho de inclusão do SOAC e da UGT, trabalho este que será ampliado pela contratação de mais pessoas com essas características que possam ser empregadas no espaço, dentro do conceito de responsabilidade social das entidades envolvidas.

 

A região atendida faz parte de um bairro dos tempos do Império, de formação industrial e que tem entre pontos de destaque o Quinta D´Or. A CAT-RJ beneficia uma área de grande abrangência, que inclui a população das comunidades da Barreira do Vasco, Mangueira e proximidades. O projeto atende o trabalhador de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h. "Além de todo este trabalho, estaremos implantando o atendimento móvel da CAT-RJ, levando o benefício para as comunidades do Complexo do Alemão visitando quatro ou cinco associações por vez, levando carros, computadores e cadastrando a população, oferecendo vagas já captadas", completa Nolasco.


Fonte:  Marcos Alexandre Oliveira, da Redação UGT / Fotos: Claudinei de Castro - 11/06/2010


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.