Notícia - Trabalhadores cruzam os braços contra ajuste fiscal

Trabalhadores de várias categorias cruzarão os braços hoje, em um protesto nacional contra as medidas do ajuste fiscal do governo e o Projeto de Lei da Câmara 30/2015 (antigo 4.330/04) que regulamenta a terceirização no país. A proposta libera a subcontratação nas atividades-fim de qualquer empresa privada. O movimento foi convocado pelas centrais sindicais CUT, CTB, UGT, NCST, CSP Conlutas e Intersindical. A Força Sindical, segunda maior central do país, decidiu não participar, por ser favorável à regulamentação da terceirização.

As centrais planejam transformar o movimento em greve geral se o projeto passar no Congresso e for sancionado pela presidenta Dilma Rousseff. As duas principais medidas provisórias do ajuste fiscal, que alteram regras para benefícios como seguro-desemprego e pensão por morte, foram aprovadas esta semana no Senado.

A paralisação afetará as aulas no Rio, já que tanto o sindicato dos professores municipais e estaduais quanto os sindicatos das universidades públicas decidiram suspender as atividades. Os bancários também prometem não atuar nas agências hoje. Já os rodoviários não aderiram ao movimento.

As centrais programaram atos em diversas capitais do país. No Rio, haverá uma caminhada de diversas categorias partindo da Candelária rumo à Cinelândia, onde um ato unificado ocorrerá às 18h. Sindicatos também promoverão atos específicos ao longo da sexta-feira.

Fonte:  Sinpospetro-RJ - 29/05/2015