Notícia - Trabalhadores metalúrgicos de Timbó e região conquistam 8,5% de aumento salarial

Foi fechado na tarde de terça-feira (26) a Convenção Coletiva de Trabalho 2015/2016, da categoria dos trabalhadores representada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Timbó e região (Stimmmet). Após, diversos encontros, o consenso prevaleceu entre a direção do Stimmmet e do Sindicato Patronal, resultando em um aumento de 8,5% para todos os trabalhadores da categoria.

O vice-presidente, Alfeu José Anastacio lembrou que Na Assembleia Geral Extraordinária, que contou com a participação expressiva de mais de 250 trabalhadores que analisaram a contra proposta do Patronal, oportunidade em que todos os presentes rejeitaram o índice de aumento proposto, autorizando a diretoria a formar uma comissão e retomar as negociações que finalizaram da seguinte forma: as empresas representadas pelo Patronal deverão reajustar de maneira parcial os salários de todos os empregados, independente do valor salarial: 5,50% a ser incluídos nos salários do mês de maio (pago em junho) e a diferença deverá ser incluída nos salários do mês de junho, totalizando os 8,5%.

A diretoria do Stimmmet acredita que o aumento foi uma conquista para toda a categoria, pois o Índice de Preço ao Consumidor (INPC) de abril é de 8,34% e foi conseguindo um aumento de 8,5% além de uma conquista maior dentro das negociações do valor do piso salarial, que foi de 9,6%. O piso salarial para todos os integrantes da categoria, a partir do dia 1º de maio, excluídos os menores aprendizes, será de R$ 1.138 mensais ou R$ 5,17 por hora, após o período de efetivação. Fica garantido ainda que o valor do Piso Estadual de Salário, caso venha a ser fixado em valor superior ao ora negociado.

A diretoria do Stimmmet agradeceu a todos os que participaram da campanha salarial de 2015.

Fonte:  Assessoria de imprensa da Força Sindical-SC - 28/05/2015