Notícia - Motoristas de ônibus coletivo decretam greve em Cuiabá e VG

Mais de 500 mil pessoas terão dificuldades para chegar ao trabalho, escola ou faculdade nesta quinta-feira (28), em Cuiabá e Várzea Grande. Isso porque, os motoristas de ônibus coletivo das duas cidades vão deflagrar greve a partir de meia-noite.

A categoria não aceitou a proposta apresentado pelo Sindicato das Empresas de Transportes Coletivo Urbano do Estado (STU), em reunião de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na terça-feira (25), e decidiu, em assembleia-geral, paralisar os serviços. 

O presidente do Sindicato dos Motoristas Profissionais e Trabalhadores em Empresas de Transporte Terrestre, Ledevino da Conceição,  não informou o percentual da frota que irá operar nos dias de greve.

“ "Não vamos garantir nada. Os trabalhadores estarão na garagem, mas não vamos obrigá-los a sair" Não vamos garantir nada. Os trabalhadores estarão na garagem, mas não vamos obrigá-los a sair”, afirmou. 

Na segunda-feira (25), a desembargadora Beatriz Theodoro, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou, em caráter liminar, que 70% dos ônibus circulem durante os horários de pico. 

Conforme a decisão, nos demais horários, a frota mínima deve ser de 50%. 

Caso a determinação não seja cumprida, o Sindicato dos Motoristas terá que pagar uma multa diária de R$ 30 mil, que será revertida para o Fundo Estadual de Apoio ao Trabalhador (Feat).

Conforme Ledevino Conceição, as empresas aceitaram apenas uma reivindicação dos profissionais: quanto o aumento de 20% no salário dos motoristas. As demais exigências não foram acatadas. 

A categoria pede, além do reajuste de 20% no salário dos motoristas,  10% para os demais servidores. 

Também exige um aumento de 10% no ticket de alimentação, que hoje é de R$ 100, e do abono dos motoristas que fazem a função de cobrador.

“Essas condições são irrevogáveis e só retornaremos as atividades quando tudo isso for cumprido”, disse o presidente. 

Conciliação

A desembargadora Maria Theodoro marcou para esta sexta-feira (29), uma audiência de conciliação e instrução entre STU e o Sindicato dos Motoristas.

O objetivo é chegar em um acordo entre as partes e por fim a greve dos trabalhadores.


Fonte:  Thaíza Assunção/Mídianews - 28/05/2015


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.