Notícia - Creches de Betim estão fechadas nesta terça-feira

feira (26), em protesto contra a falta do pagamento do reajuste dos educadores. Os funcionários das creches também realizaram uma manifestação às 10h em frente a Secretaria Municipal de Educação

Cerca de 50% dos funcionários das creches aderiram a paralisação. As 12 creches integrais que interromperam suas atividades foram contabilizadas pelo Sindicato dos Empregados em Entidades de Assistência Social, Orientação e Formação Profissional no Estado de Minas Gerais (Senalba-MG), que afirma que possam haver ainda mais creches que aderiram a paralisação.

Ainda segundo o Senalba, o motivo da paralisação e da manifestação que levou quase 300 pessoas as ruas é porque a prefeitura de Betim não teria cumprido o pagamento do reajuste dos educadores que deveria ter sido pago em 2014.

O sindicato também esclarece que os funcionários passaram todo o ano trabalhando sem receber o reajuste e que a Secretaria de Educação da cidade se comprometeu a realizar o pagamento diversas vezes, o que não aconteceu.

Na última reunião entre o sindicato e a secretaria, foi estabelecido que o pagamento seria feito em cinco vezes a contar do contracheque de janeiro, mas não foi feito. A Data Base de 2015 já está próxima e os funcionários ainda pleiteiam pelo pagamento do reajuste de 2014.

Outro pleito da categoria é a falta do repasse da prefeitura para as creches referente ao mês de abril. Caso o repasse não seja feito ainda este mês, os funcionários ficarão sem receber o salário.

Ainda conforme o sindicato, a promessa é que o retroativo será pago no dia 5 de junho. Caso isso não aconteça, a categoria deve retomar a paralisação. A previsão é que já nesta quarta-feira (27) as creches voltem a funcionar normalmente.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que o valor negociado em relação ao aumento de 2014, retroativo a maio do mesmo ano, "foi liberado em outubro e teve seu pagamento iniciado a partir de novembro, quando os profissionais já passaram a receber o salário reajustado".

Além disso,  a prefeitura também informou que os profissionais das instituições conveniadas receberão a última parcela do retroativo atrasado no quinto dia útil de junho.

Fonte:  Juliana Baeta/O Tempo - 26/05/2015