Notícia - Motoristas e cobradores do Paraná protestam contra dupla função

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região (Sindimoc) organiza protestos nesta terça-feira (26), em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, contra o descumprimento da "Lei da Dupla Função".

A mobilização se concentra desde o início da manhã em dois terminais da cidade (Central e Afonso Pena). Entre 4h30 e 5h, a categoria realizou assembleia e os ônibus não circularam.

A lei nº 2.478 foi aprovada em outubro de 2014 e proíbe que motoristas acumulem também a função de cobrador. De acordo com o sindicato, a responsabilidade pelo cumprimento se deve a Viação São José, mas atualmente aproximadamente 80 ônibus da viação circulam apenas com motoristas.

“Já se passaram sete meses que a lei é amplamente conhecida e três meses que está em vigor, mas até agora a empresa não fez nada”, diz Anderson Teixeira, presidente do sindicato. “Não é seguro dirigir e cobrar ao mesmo tempo. E muitos motoristas têm sofrido assédio moral por não aceitarem essa situação”, completa.

Por sua vez, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) afirmou, em nota, que a Viação São José vem buscando se adequar a nova legislação. “Desde a aprovação da lei que proíbe a cobrança de passagem pelos motoristas em São José dos Pinhais, as operadoras do transporte público coletivo – Auto Viação São José e Viação Sanjotur – estão em contato permanente com a prefeitura e a Secretaria de Trânsito e Transporte para cumprir a determinação”, diz trecho da nota.

A Setransp também relatou que, por volta das 6h30, membros do Sindimoc entraram nos terminais e ameaçaram os colaboradores. O sindicato afirma ainda que a Viação São José tomará as medidas judiciais cabíveis com relação ao assunto. “As empresas do sistema de transporte municipal de São José dos Pinhais lamentam tais situações que tanto prejudicam os trabalhadores e a sociedade e informam que estão empenhando todos os esforços para resolver o problema”, encerra.


Fonte:  G1 - 26/05/2015


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.