Notícia - Trabalhadores rurais comemoram seu dia com luta pela reforma agrária

Desde 1964, em 25 de maio é comemorado o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural em memória de Fernando Ferrari, que faleceu nesse dia, em 1963, em acidente aéreo. Ferrari era conhecido como o parlamentar dedicado às questões sociais do trabalhador rural. “É inegável que nestes últimos anos tivemos conquistas fundamentais para melhorar a vida de quem trabalha o campo, mas ainda temos muito que caminhar para atingir o patamar que desejamos para melhorar a vida dos trabalhadores rurais e da produção agrícola”, afirma Sérgio de Miranda, secretário de Política Agrícola e Agrária da CTB.

Para ele, o fim da ditadura em 1985, trouxe importantes conquistas para a classe trabalhadora e para o país, inclusive para o campo. “Antes da Constituição de 1988 os trabalhadores rurais não tinham direito à aposentadoria, por exemplo. Com as campanhas nesses 20 anos do Grito da Terra Brasil conquistamos uma política agrícola diferenciada para a agricultura familiar, conseguimos a partir de 2003 uma política de habitação rural que ajuda a manter os jovens no campo aliado a uma política de atenção à juventude”, assinala.

“Mas, apesar dessas importantes conquistas, ainda temos preocupações em relação à posse da terra. Não temos alcançados resultados firmes numa política de reforma agrária. A concentração de terras ainda privilegia o latifúndio em detrimento dos pequenos e médios produtores”, reforça Miranda. “De qualquer forma, essa data é um marco fundamental para refletirmos em como avançar na divisão de terras para termos uma produção agrícola sustentável, que não prejudique a saúde das pessoas, nem o meio ambiente. Há também projetos de lei em tramitação no Congresso que retiram direitos da classe trabalhadora, como o projeto de terceirização e as medidas provisórias 664 e 665”.


Fonte:  Portal CTB - 26/05/2015


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.