Notícia - MS: Trabalhadores da construção pesada recebem reajuste de 8,2%

O sindicato dos trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins de MS (SintcopMS) divulgou o reajuste salarial conquistado pela categoria, que passa a vigorar em março deste ano, e de outros benefícios importantes. Segundo o Presidente do sindicato, Walter Vieira dos Santos, o reajuste foi feito após muita conversa e negociação. Diretores do SinticopMS percorrem canteiros de obras em todo o Estado divulgando a campanha salarial 2015/2016.

São representados por este sindicato apenas os profissionais que se enquadram no grupo da construção civil considerada pesada, ou seja, os trabalhadores de infraestrutura de obras em rodovias, recapeamento de asfalto, construção de aeroportos, hidrelétricas. Só no Mato Grosso do Sul, cerca cinco mil profissionais fazem parte do SinticopMS, exceto os da região do bolsão. Conforme informações do sindicato, com o reajuste fica estabelecido um aumento de 8,20%, fixando em R$ 812,00 para ajudante I e R$ 844,00 para ajudante II. Para o profissional qualificado I o salário corrigido fica em R$ 1.147,00, e o qualificado II R$ 1.320,00. As diferenças de salários referentes aos meses de março e abril/2015 são somadas com as folhas de pagamento do mês de maio. Quem ganha acima de 1.800 o reajuste é de 7,67%.

Entre os benefícios que os profissionais já recebem estão: alimentação, desconto menor do vale transporte (de 6% para 3%), cesta básica, abono de faltas e auxilio funeral (no caso do falecimento a família recebe o valor de 5 salários). Também, aposentadoria por invalidez (para acidentados) e adicional de qualificação profissional. O adicional de qualificação e PLR são benefícios conquistados recentemente.

Walter dos Santos disse que além dos benefícios acima o sindicato oferece outros, descontados em folha. "Nós também temos serviço médico com várias especialidades, no valor de R$ 70 reais, e convênio Uniodonto, no valor de R$17 reais. Quem precisa de qualificação também pode fazer o curso de profissional de operadores de máquinas", diz ele.

O papel do sindicato é representar e dar suporte aos trabalhadores, fiscalizar as empresas em relação às condições de trabalho, e trabalhar em busca e a favor dos direitos da classe. Mais informações no site www.sinticopms.com.br.

Fonte:  Melissa Schmidt/Capital News - 25/05/2015