Notícia - Sindicato de Cuiabá discutirá campanhas esportivas na Suíça

O Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM) participará entre os dias 26 e 29 de maio da 1ª Reunião Global do Grupo de Trabalho AD-HOC de Campanhas Esportivas da Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM), na Suíça.

Além da reunião, haverá uma visita de campo no Join Royal BAM, nas proximidades de Amsterdã, na Holanda, e um Seminário sobre Organização e Campanhas no dia 28 de maio em Zurique, na Suíça.

O SINTRAICCCM representa cerca de 30 mil trabalhadores da construção civil em Cuiabá e na Baixada Cuiabana. A entidade estará representada pelo seu presidente, Joaquim Dias Santana.

ICM

A Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM) é uma federação sindical global que agrupa sindicatos livres e democráticos, membros dos setores de construção, materiais de construção, de madeira, silvicultura e setores conexos. A entidade foi responsável pela Campanha Pelo Trabalho Decente na Copa do Mundo de 2014, que mobilizou a sociedade na luta pelas boas condições de trabalho nas obras da Copa e denunciou as mortes de trabalhadores em canteiros de obras. A realização de campanhas de mobilização internacionais em mega-eventos esportivos é uma das principais ações da ICM, que atua na organização dos trabalhadores e na intermediação do diálogo deles com os governos.

A ICM agrega 328 sindicatos que representam cerca de 12 milhões de membros em 130 países. A sede fica em Genebra, na Suíça. Tem escritórios regionais e escritórios de projetos no Panamá e na Malásia, África do Sul, Índia, Burkina Faso, Bósnia Herzegovina, Bulgária, Chile, Curaçao, Quênia, Coréia do Sul, Tailândia, Rússia, Peru e Brasil.

Fonte:  Neusa Baptista/ACP - 22/05/2015