Notícia - Sindicato de BH se reúne com a prefeitura para discutir uso de armas por guardas municipais

Uma comissão do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), que representa os guardas municipais, se reúnem com representantes da Prefeitura de BH na manhã desta quarta-feira para discutir o uso de armamento para os agentes, que estão em greve.

A movimentação dos guardas começou por volta das 9h, quando eles saíram em passeada da sede da Guarda, na Avenida dos Andradas, e seguiram até a sede do Executivo municipal, na Avenida Afonso Pena. O trânsito ficou lento na região.

Conforme a assessoria de imprensa do Sindbel, o presidente do sindicato, Israel Arimar, e uma comissão de manifestantes serão recebidos na Secretaria Municipal de Planejamento.

A discussão para armar a Guarda Municipal de Belo Horizonte já é antiga. Em janeiro deste ano, a conversa voltou à tona depois que uma servidora foi atingida por uma bala de borracha durante uma confusão entre guardas e a PM no Centro. Na ocasião, a prefeitura informou que negociava com a PM a realização de treinamento para porte de arma aos guardas.

Na tarde de terça-feira, a PBH divulgou uma nota afirmando que os procedimentos necessários para o armamento institucional da Guarda Municipal estão sendo adotados conforme um cronograma. Segundo a administração municipal, os recursos orçamentários já estão garantidos e todos os procedimentos necessários para a capacitação dos agentes e autorização para porte e utilização de armamento institucional estão sendo adotados de forma gradual.

Fonte:  Cristiane Silva/Em.com.br - 06/05/2015