Notícia - Sindicato convoca professores para protesto por reajuste salarial em Manaus

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) anunciou que vai realizar um ato público em frente à sede do Governo do estado na próxima quinta-feira (30). De acordo com o presidente do sindicato, professor Marcus Libório, o objetivo é pressionar o governador José Melo a retomar as negociações sobre o reajuste salarial da categoria. O sindicato, porém, negou intenções de realizar greve.

A iniciativa é uma reação ao anúncio feito pelo governador na última sexta-feira (24), em reunião com os representantes de sindicatos e associações de servidores públicos, em que declarou que não concederá reajuste salarial para nenhuma categoria. “Nós começamos uma negociação e estávamos, até agora, aguardando que o governador desse continuidade. Nós fomos pegos de surpresa quando o governador comunica dizendo que não tinha condições de dar reajuste para os servidores públicos estaduais por conta da crise. Só que assim, o  governador está descumprindo a constituição e também as categorias que tem data-base”, afirma Marcus.

O sindicato informou que iniciou negociação com o governo do Estado no dia 6 de março após decidir, em assembleia da categoria, pedir um reajuste salarial de 20%, além de reajuste do tíquete alimentação e plano de saúde. Segundo Marcus Libório, desde então, a categoria aguarda uma contraproposta do Estado.

“O governador José Melo se diz professor e, no discurso de posse, ele colocou a educação como prioridade, ainda falou que ia ter 30% de investimento na educação. Na prática, porém, isso não tem acontecido. A educação tem verbas próprias, tem esse diferencial frente às outras categorias. Temos um Fundeb, outros recursos, além dos investimentos do Estado na educação. Não aceitamos ele dizer que não ter reajuste, não vamos abrir mão de forma alguma”, diz.

Ainda de acordo com o presidente do Sinteam após o anúncio de reajuste zero, o sindicato entrou em contato com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, solicitando uma reunião com o governador, mas, até o momento, não obteve resposta. “Isso é um procedimento anti-democrático. A negociação é um processo que a gente procura sentar, conversar. A nossa data-base está em vigor. Nós queremos que o governador chame o sindicato para dar continuidade às negociações, nos chame para falar sobre a contra-proposta do Estado. Queremos uma resposta e, a partir daí, decidir com a categoria se vamos decidir o que nós vamos fazer”, completou.

Resposta governamental

Procurada pela reportagem, a Agência de Comunicação do Amazonas disse que o Sinteam foi convocado para a reunião na última sexta-feira (24) e não compareceu para o diálogo com o governador José Melo. De acordo com a Agecom, durante o encontro foi informado que o Governo do Estado já ultrapassou o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e está vivendo um período de crise, e que, por conta disso, não há condições de conceder os reajustes.

O órgão ainda informou também que já está sabendo da realização do ato na quinta-feira, porém, o Governo não está aberto a negociações e decisão será mantida mesmo em caso de greve.


Fonte:  Luana Ribeiro/Portal D24am - 28/04/2015


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.