Notícia - Professores do Cantá, em RR, entram em greve por salários atrasados

Professores do município do Cantá, região Centro-Leste do estado, entraram em greve por falta de pagamento dos salários, atrasados há cinco meses, e da prestação de contas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A greve se inciou nesta sexta-feira (17), com a ida dos servidores à Câmara Municipal para pedir o apoio dos vereadores.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores do Cantá, Joelma Maia, 125 educadores participam do protesto. Desde novembro passado, os profissionais estão sem receber. “No total, temos 15 escolas do município fechadas. Essas unidades aderiram ao nosso movimento por reconhecerem o valor dos profissionais da Educação que estão sem receber há cinco meses”, disse Joelma.

Ainda segundo ela, na Câmara os parlamentares se comprometeram a abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as contas do Fundeb. "O recurso é repassado para a prefeitura para pagar os professores, mas eles estão sem receber. Um vereador já assinou a favor da CPI. Ficaremos na Casa Legislativa aguardando os demais políticos”, assegurou.

Transporte escolar

Segundo a presidente do sindicato, as pessoas que trabalham com transporte escolar também estão sem receber da Prefeitura do Cantá. Ela acrescenta ainda que o repasse do Fundeb chega a R$ 1 milhão por mês.

“Em janeiro foram repassados R$ 1,5 milhão, em fevereiro R$ 1,2 milhão, em março R$ 811 mil e até o dia 10 de abril a prefeitura recebeu R$ 436 mil. De um R$ 1 milhão, ela tem de tirar 60% para pagar professores e 40% o pessoal de apoio. Se o profissional é concursado ou não, a prefeita [Roseny Araújo, PMDB] tem de cumprir o pagamento”, afirmou a sindicalista.

De acordo com Joelma, não há um total de quantos servidores foram contratados pela prefeitura. “Nós já pedimos o quantitativo, mas não nos foi informado. Estão segurando esses dados de lotação de servidores por alguma razão”, comentou.

Os grevistas vão panfletar na segunda (20) e terça-feira (21) nas vicinais e retornarão à Câmara Municipal para cobrar um posicionamento dos vereadores. Não há data para o término da greve. “Enquanto a prefeitura não se pronunciar, continuaremos a greve”, concluiu Joelma.

Salários serão pagos em abril

Por telefone, o secretário de Finanças da Prefeitura do Cantá, Raydson Maia, informou que o salário dos professores será pago dia 20 de abril, conforme acordo entre a prefeitura e o sindicato. Com relação à greve, Maia comunicou que a Procuradoria do município irá conversar com o sindicato sobre as reivindicações.

Fonte:  G1 - 20/04/2015